Gerida pela Organização Social de Saúde (OSS) Mahatma Gandhi desde o dia 1º de julho, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina, em julho, manteve o atendimento médio diário entre 450 a 500 pacientes por meio de um novo método de gestão, mais moderno e inovador, espelhado nos serviços prestados por planos de saúde. Entre as novidades estão o atendimento digital, a distribuição de senha e implantação de telão sonoro para acompanhamento dos pacientes triados.
Essa novidade motivou a visita de uma comitiva do Legislativo Municipal formada pelos vereadores Fabrício Polezi, Anilton Rissato, Acácio Godoy, Paulo Camolesi e Valdir Vieira Marques (Paraná), na manhã desta quarta-feira, 09/08, com intuito de conhecer e avaliar o novo atendimento oferecido aos pacientes piracicabanos. Os parlamentares foram recebidos por João Pedro Marin Diniz, gerente administrativo da UPA Vila Cristina, Rafaela Giraldi, coordenadora de Projetos da OSS, Fábio Cegati e Andréia Lajes, representantes da diretoria da OSS, e Fernanda Carolina, coordenadora de contratos da OSS.
Os vereadores enalteceram o trabalho de excelência realizado na unidade que, neste novo formato de atendimento, conta com equipe médica diurna composta por quatro clínicos, três pediatras e dois médicos na observação (urgência) e, no período noturno com três clínicos, dois pediatras e um médico na observação, além de novos equipamentos e ambientes climatizados no atendimento médico.
A comitiva também elogiou a organização das equipes e do atendimento realizado na UPA Vila Cristina por meio de painel eletrônico e pacientes chamados para atendimento por meio de senha em telão. Além disso, estes atendimentos estão atrelados de acordo com as prioridades divididas por meio de cores: vermelho (atendimento imediato), Amarelo (alerta – com demora máxima de aproximadamente 30 minutos), verde e azul (atendimento em até 90 minutos).
Conforme enfatizaram os vereadores, não foi constatado nenhum paciente em estado emergencial ou em permanência em macas aguardando atendimento, os corredores estavam livres e organizados, conforme lembrou o vereador Fabricio Polezi. “A impressão que tive dessa nossa primeira fiscalização foi uma melhora significativa na triagem dos pacientes e no atendimento médico em geral. Outra coisa que pude notar é que a população está mais paciente, pois percebeu que o fluxo de atendimento está mais dinâmico e melhorando a cada dia. Em resumo, está mais rápido. Eu acredito nesse tipo de trabalho, nesse trabalho em equipe que busca soluções e não apenas criticar por criticar”, disse.
João Pedro Marin Diniz, gerente administrativo da UPA Vila Cristina, enfatizou que a visita foi muito positiva e bem-vista. “Sabemos da importância do nosso trabalho aqui e enaltecemos a preocupação que a Câmara tem para o bom funcionamento da unidade. Respondemos a todos os questionamentos, sanamos todas as dúvidas dos vereadores e agradecemos a confiança deles em nosso trabalho”, disse.