Na região de Piracicaba, o sol nascerá às 6h17 e irá se pôr às 19h52
O Verão começou oficialmente hoje, 21/12, às 07h43. Apesar de ser a estação mais quente do ano, ela é também a de menor duração, com o tempo de 88 dias, 23 horas e 42 minutos.
O dia 21 também será o mais longo do ano – vai durar 13 horas e 35 minutos – e, consequentemente, a noite será mais curta, com duração de 10 horas e 25 minutos. De acordo com o astrônomo e coordenador do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES), Nelson Travnik, na região de Piracicaba o nascer do sol está marcado para às 6h17 e o pôr do sol para as 19h52. "Interessante notar que hoje o sol estará praticamente 'a pino' nesta região, por volta das 13h04. Próximo à cidade de Atibaia, onde passa o Trópico de Capricórnio, os objetos não projetarão sombra neste horário", explica.
OAPES – O Observatório Astronômico de Piracicaba encerrou as atividades de 2016 no último sábado, 17, para manutenção dos equipamentos, planejamento das atividades para o próximo ano e serviços gerais nas instalações. O órgão, mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, será reaberto em 14 de janeiro.
Travink adianta que os principais eventos de 2017 serão mais um curso de astronomia e a observação de dois eclipses solares. "O primeiro anular em 26 de fevereiro, na Argentina, e o segundo total nos Estados Unidos. Somente o primeiro será observado parcialmente de Piracicaba", revelou.