Foram três dias imersos no coração da mata atlântica, na cidade de Ubatuba, litoral do estado, em que os professores premiados pelo EducaTrilha na Escola 2023 puderam vivenciar diversas experiências, espaços, ecossistemas e saberes presentes no território. A viagem pedagógica promovida pelo programa, realizada entre os dias 18 e 20/11, buscou promover esse aprofundamento, provocando reflexões sobre as questões socioambientais atuais e como os temas podem ser trabalhados no contexto da educação básica.
Os 18 professores que participaram da viagem pedagógica são das escolas vencedoras: EM Prof. Tomaz Caetano Cannavan Rípoli, EM Profª. Tercilia Bernadete Sanches Costa, EE Dr. João Sampaio, EE Prof. João Alves de Almeida, EE Felipe Cardoso e Espaço Cirandarte. A viagem pedagógica encerrou o ciclo do Educatrilha 2023, continuando um processo pedagógico que ocorre desde 2018.
A viagem pedagógica complementa o trabalho realizado durante o ano, que incluiu 15 encontros formativos, 32 encontros de tutoria e 29 visitas escolares ao Horto de Tupi, envolvendo 29 escolas, que desenvolveram seus projetos de educação ambiental, cultural, de saúde e bem-estar, beneficiando cerca de 14.200 pessoas.
Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simap) e coordenadora do EducaTrilha, destacou a importância da viagem aos professores. “Foi incrível observar a emoção dos professores durante a viagem e ouvir os relatos sobre como os aprendizados somarão nos projetos desenvolvidos nas escolas. Além disso, a imersão em uma área natural protegida proporciona uma troca de experiências única entre os docentes e equipe organizadora do programa”, disse.
“Em vez de oferecer como prêmio algo material, o EducaTrilha premia os professores das escolas vencedoras com uma vivência de contato consigo mesmos, os colegas das outras escolas e a natureza. Assim, busca-se contribuir com seu desenvolvimento profissional e pessoal, unindo aprendizado a um momento de celebração de todo o trabalho realizado”, acrescentou Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e coordenadora do programa.
PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia, os participantes visitaram a Praia da Fazenda e depois foram apresentados ao Núcleo Picinguaba, mantida pela Fundação Florestal, que é uma instituição ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). O grupo realizou ainda uma trilha sensorial, de olhos fechados, explorando outros sentidos na conexão com a natureza do espaço.
Já o segundo dia foi de visita ao Quilombo da Fazenda, conhecido pela sua histórica Casa de Farinha e resistência da cultura negra na cidade. Lá, os participantes realizaram uma trilha ecológica e puderam degustar os sabores locais, uma vez que a comunidade produz e realiza preparos com diversas espécies da mata atlântica, como o Cambuci, Cupuaçu e Araçá-boi.
Finalizando a visita, os vencedores fizera uma atividade no Rio Fazenda, mediada pelos servidores técnicos da unidade, na qual aprenderam sobre os ecossistemas dos mangues.
“A vivência foi sensacional, sair da zona de conforto, desafiar o novo e oportunizar experiências, tendo como cenário uma área totalmente preservada e em total exuberância, com histórias centenárias”, comentou Gláucia Alencar, professora da EE Dr. João Sampaio.
Daliene Machuca, da EM Prof. Tomaz Caetano Cannavan Ripoli, enfatizou a oportunidade de agregar aprendizado com novas experiências. “As atividades foram muito bem elaboradas com conteúdos e atividades enriquecedoras. Esta imersão proporcionou uma conexão, reflexão e muitas trocas importantes para o próximo ano. Estar em um contato tão próximo com o ambiente natural desperta sentimentos e pensamentos sobre a importância de cuidar cada vez mais do nosso mundo”, completou.
O EducaTrilha na Escola é uma realização conjunta entre Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap, IPA, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP) e da Fundação Florestal (FF). A iniciativa, que tem patrocínio da Oji Papéis e da CJ Brasil, conta, ainda, com apoio das secretarias de Educação (SME) e da Ação Cultural (Semac), Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), Programa Germinar, OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, Fundação Triunfo, Movimento Tô Aqui, Aiôn Socioambiental, Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), Imaflora, Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e Esalq/USP.