Na imagem, crianças e adolescentes premiados, junto à equipe do Salãozinho, posam para foto em cima do palco onde ocorreram as premiações
Vencedores dos segundos e terceiros lugares comemoram as premiações, junto à equipe do Cedhu e Semac

O 22º Salãozinho de Humor anunciou na tarde de sábado, 12/10 – Dia das Crianças -, os vencedores da edição. Os prêmios foram entregues a crianças e adolescentes que concorreram nas categorias de 07 a 10 anos e entre 11 e 14 anos. Em cada categoria foram premiados três trabalhos (1º, 2º e 3º lugares). Os prêmios foram oferecidos pelo parceiro Instituto Arcor.

Na categoria de 07 a 10 anos, o primeiro lugar ficou com o vinhedense Pedro Ribas da Silva, do Instituto de Educação Ter a Terrinha, que já conquistou o segundo lugar em outra edição. Seu desenho foi uma homenagem a Ziraldo. O segundo lugar foi para Pablo Gomes Marques Colina, da Escola Municipal Maria Benedicta Pereira Penezzi e o terceiro para Carolina Orlando, do Colégio Atlântico, ambos de Piracicaba.

“Estou muito feliz por essa conquista e mais motivado para os próximos anos. O Salãozinho é um grande incentivo para as crianças participarem de um dos maiores eventos de humor gráfico”, disse Pedro.

Na categoria de 11 a 14 anos, Beatriz Abreu Affonso, da Escola Municipal Mate Amargo, de Rio Grande (RS), conquistou o primeiro lugar com caricatura da cantora Rita Lee. Em segundo lugar ficou Larissa Monteiro de Oliveira, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, do Rio de Janeiro e, em terceiro, Eduardo Martins Chamochumbi, do Colégio Atlântico de Piracicaba.

Beatriz Affonso explicou que essa é a sua sexta premiação em salões de humor gráfico. “Tive contato com as artes visuais, principalmente o desenho, desde muito cedo. Meu trabalho é uma homenagem à Rita Lee, pois ela me encantava com a sua atitude e estilo musical”.

Além dos prêmios entregues (patins e kits esportivos com bolas de vôlei, basquete, futebol e badminton), todos os vencedores receberam troféus do Salão Internacional de Humor.

O SALÃOZINHO – Neste ano, o Salãozinho de Humor, integrante da programação do 51° Salão Internacional de Humor de Piracicaba, recebeu 2.850 trabalhos de 16 cidades. Desses, 153 trabalhos feitos por crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas e privadas, foram selecionados para a exposição. No total, são 67 trabalhos de crianças entre 7 e 10 anos e 86 de artistas de 11 a 14 anos.

Entre os trabalhos selecionados estão desenhos e esculturas enviados por alunos de escolas de Piracicaba, Mogi Mirim, Rio Claro, Vinhedo, Cabo Frio (Rio de Janeiro), entre outras cidades. Os principais temas abordados nas obras enviadas neste ano foram meio ambiente, personagens de animes e jogadores de futebol.

“O Salãozinho de Humor tem revelado grandes novos artistas, que desde cedo tem se destacado na área dos desenhos de humor. Crianças e adolescentes críticos e antenados com o que tem acontecido no Brasil e no mundo, além de grandes habilidades artísticas apresentados na qualidade dos desenhos inscritos, selecionados e premiados. Isso nos coloca como um berço de uma nova geração de artistas gráficos”, comentou Junior Kadeshi, diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

SERVIÇO – 22º Salãozinho de Humor. No Armazém 14, no Parque do Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Nova Piracicaba. Visitação até 03/11, de quarta a sexta-feira, das 9h às 17e; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Palavras-chave: Salão de Humor; Salãozinho; Engenho Central; humor gráfico.