De amanhã (12), até sábado (15), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) realizará no Varejão Central, ao lado do TCI, o “Varejão Especial de Pescados”. O Varejão fica à rua Santa Cruz, 1260.

O varejão, que já é tradicional em Piracicaba, pois acontece há mais de 10 anos no mesmo equipamento municipal funcionará nos dias 12 e 13 de abril, das 14h às 19h e 14 e 15, das 5h ao meio dia, comercializando pescados de água doce e salgada, frutas finas nacionais e importadas da época, verduras, legumes, cereais, frios e laticínios.

Conforme informação do responsável pelo Departamento de Abastecimento, Francisco Ernesto Guastalli, no ano passado nos três primeiros dias de comércio passaram pelo varejão mais de quatro mil pessoas e foram comercializados 11 mil quilos de hortifrutigranjeiros e 4 mil quilos de pescados.

No último dia de comércio, no sábado, quando a venda especial foi intercalada com a normal o equipamento recebeu mais de 10mil pessoas e comercializou 50mil quilos de hortifrutigranjeiros.

Ao adquirir peixes, o consumidor deve ficar atento e nas seguintes características:

· A carne deve estar firme, elástica e resistente a pressão dos dedos;

· A pele tem que ser brilhante e úmida, com a escama bem aderida;

· A cauda deve estar firme;

· As guelras vermelhas;

· Ter o cheiro característico;

· Os olhos devem estar salientes e brilhantes.

· No caso das promoções com preços muito abaixo da realidade, ficar atento a quantidade de camadas de gelo que chegam ultrapassar 30% do peso do pescado.