Varejão da Vila Rezende é denominado “Sandra Frutas”
Na manhã de ontem (28), em solenidade oficial, o Varejão da Vila Rezende foi denominado “Sandra Maria Corrêa – Sandra Frutas”, de acordo com a lei municipal nº 7.257, de 22 de dezembro de 2011.
O evento contou com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, da vereadora Márcia Pacheco, autora da prositura de denominação, do presidente do Centro Comunitário Vila Rezende, Osmar Lopez, além de familiares, amigos da homenageada e centenas de frequentadores do varejão.
Em sua participação Sônia Corrêa, descreveu a irmã como uma grande guerreira, que nunca se deixou abater pelos altos e baixos em sua trajetória de vida. “Esta homenagem é mérito dela e julgo justo pelo seu trabalho. Nós familiares, nos sentimos muito honrados por ela”.
O prefeito Barjas Negri recordou que os estabelecimentos de Sandra sempre foram muito populares e bem frequentados. Ele destacou a importância do Varejão da Vila, um dos mais antigos da cidade, muito bem estruturado e com grande participação da população. Ele também lembrou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela Sema no município. “Com o trabalho da equipe comandada pelo secretário Waldemar Gimenez, foi possível ampliar de 6 varejões cobertos que tínhamos em 2005, para os atuais 23. Foram construídos 17 novos equipamentos pelos bairros da cidade”.
Barjas Negri finalizou sua fala lembrando que foram direcionados, somente neste ano, investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões para a região da Vila Rezende. Foram seis novas obras, das quais duas já entregues, a Escola de Ensino Fundamental Padre Baron, na avenida Monoel Conceição e o Case Algodoal. As outras quatro que integram o pacote de investimentos são a Escola de Educação Infantil, o Centro Social, as melhorias no varejão (construção de sanitários adaptados e depósito, reforma da cozinha e adequação da escada) em parceria com Associação dos Moradores e a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Profº Miécio Cavalheiro Bonilha, no Algodoal.
Waldemar Gimenez, tutular da pasta da Agricultura, ressaltou que Sandra é merecedora desta homenagem por toda sua trajetória, e principalmente por ter sido intimamente ligada ao sistema varejão. Na oportunidade citou a importância dos nossos varejões, por onde passam cerca de 250 mil pessoas mensalmente, o que equivale a dois terços da população da cidade.
Gimenez atribuí o sucesso destes equipamentos públicos de abastecimento, ao sistema de fiscalização e acompanhamento dos agentes do Departamento de Abastecimento (DEPAB), da Sema, que garantem a boa qualidade dos produtos e preços até 30% menores que os praticados pelos supermercados.
O varejão da Vila Rezende fica na avenida João Teodoro, 1.291, esquina com rua Osvaldo Cruz, funcionando desde maio de 1987, com comercialização semanal entre 18 e 20 toneladas de alimentos, atendendo além da Vila Rezende, Nova Piracicaba, Jardim Monumento,Jardim São Pedro, Areião, Nho Quim e bairros vizinhos, recebendo toda quinta-feira, das 5h às 11h, cerca de 16 mil pessoas.
Nele atuam 32 permissionários, dos quais 9 são produtores rurais que trazem tudo que plantam direto para o consumidor. Assim, os produtos são sempre fresquinhos, de excelente qualidade e mais baratos. As bancas do Varejão, disponibilizam verduras, legumes, cereais, tubérculos, frutas nacionais, importadas e de época, temperos e condimentos, frios, laticínios, aves, ovos, pescados, além de uma área de alimentação.
Para a professora aposentada e frequentadora assídua Rosa Groppo, a qualidade e os preços dos produtos oferecidos neste equipamento são melhores do que os dos estabelecimentos privados. “Os produtos, principalmente peixes, frango,queijos e as verduras, são mais frescos e duram muito mais”, comenta.
SERVIÇO:
Varejão da Vila Rezende: avenida João Teodoro, 1291, esquina com rua Osvaldo Cruz
Funcionamento – toda quinta-feira, das 5h às 11h.
