O Varejão Municipal da Paulista que acontece às quartas-feiras, das 15h às 20h, recebe consumidores da cidade inteira. Pesquisa feita com esse público, pelo preenchimento de cupons, apontou frequentadores de 34 bairros, abrangendo todas as regiões da cidade.

O titular da pasta da Agricultura, Waldemar Gimenez, atribui essa abrangência primeiro à boa qualidade dos produtos e aos preços satisfatórios, mas, principalmente, ao horário de funcionamento, que possibilita aos trabalhadores efetuarem suas compras após o expediente de trabalho já que o atendimento se estende até 20h.

Essa pesquisa foi possível porque a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) disponibiliza nos 25 Varejões Municipais e nas 9 Unidades Volantes de Abastecimento (UVA), um cupom padrão para que os consumidores preencham e participem de sorteio mensal de uma cesta de hortifrutigranjeiros, em cada um dos equipamentos. Os produtos são doados pelos próprios permissionários.

Ao preencher o cupom, além de concorrer ao sorteio, muitos frequentadores aproveitam para oferecer críticas, fazer reivindicações e apresentar sugestões. “Ele representa um importante canal de comunicação direta entre nós e os consumidores. Com as informações rebebidas a Sema busca melhorar, a cada dia, os equipamentos oferecidos ao público, frisa Gimenez. Ele informou ainda que a partir deste mês, todos os cupons preenchidos retornarão para uma urna e no final dos meses de outubro, novembro e dezembro todos estarão concorrendo ao sorteio de prêmios que incluem eletrodomésticos e bicicletas, entre outros.

Há cerca de trinta dias, o Varejão da Paulista foi totalmente reestruturado, passando a oferecer produtos com mais qualidade e durabilidade. É que as compras passaram a ser feitas com exclusividade no Ceasa, na manhã da própria quarta-feira, poucas horas antes do atendimento ao público.

O Varejão da Paulista comercializa por volta de 2.500 kg/semana, contando com o trabalho de 16 permissionários, sendo 6 produtores rurais, que oferecem toda variedade de hortifrútis e alimentos. Também no local acontece a Feira de Produtos Orgânicos, com alimentos certificados, produzidos com técnica ecológica, vindos direto do produtor e com preços que podem chegar a 50% menos que os praticados pelos grandes supermercados. Esta unidade ocupa uma área de 1.474 m², com 150 vagas para estacionamento gratuito.