No primeiro dia de funcionamento do Varejão Municipal da “Balbo”, cerca de 500 pessoas comparecerem para adquirir produtos hortifrutigranjeiros ou mesmo saborear um pastelzinho, no período das 16 às 20 horas. O equipamento foi entregue oficialmente, na tarde da última quinta-feira (19), pelo prefeito municipal Barjas Negri e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Valdemar Gimenez.
Este é o sexto varejão entregue por esta administração e resolve uma demanda antiga, pois atualmente aquela região não é atendida por nenhum equipamento municipal de abastecimento. O horário de funcionamento será às quintas-feiras, das 16 às 20 horas.
O novo equipamento localizado na Rua Dezesseis, perto da Igreja Católica, beneficiará em torno de 7.500 pessoas, residentes na Balbo, Boa Esperança, Vale do Sol, Monte Rey, Gran Park. Dez permissionários com barracas próprias, atuarão naquele espaço, comercializando produtos hortifrutigranjeiros, além de bancas de pastel.
Um dos mais entusiastas com a efetivação do varejão na Balbo é o padre Kleber Danelon, que considerou excelente a idéia da administração, porque torna acessíveis os alimentos de qualidade para as pessoas que não precisam se deslocar para outros bairros para comprar produtos hortifrutigranjeiros.
O padre afirmou que os alimentos comercializados nos varejões municipais são de excelente qualidade e saudáveis. Além do aspecto das compras, destacou Danelon, “o varejão é ponto de encontro das pessoas do bairro e momento de colocarem a conversa em dia, já que com a correria do dia-a-dia, não há tempo para este contato, que fortelece os laços de amizade”.
Para a moradora Daniela Ferras, que há 24 anos reside na Balbo, a idéia de trazer o varejão para o bairro foi excelente e pretende freqüentar este local todas às quintas-feiras. “Este espaço nos facilita na compra de produtos de qualidade e preços acessíveis”. Outra que está feliz com o varejão é Sônia Lopes, que elogiou a iniciativa. “Tenho certeza que a comunidade frequentará com afinco este local, haja vista o grande número de pessoas que comparecerem no primeiro dia de funcionamento”.
A secretária da Associação dos Moradores da Balbo, Rosana Balioni, considerou a vinda do varejão, uma conquista da comunidade, que há muitos anos esperava por essa novidade. Citou que com o equipamento de abastecimenbto bem próximo, não precisa tomar se deslocar para outros bairros. ‘A Balbo é um bairro que está crescendo e merece esta benfeitoria’, reiterou.
O secretário ressaltou que o comparecimento do público no primeiro dia de funcionamento foi excelente e atendeu as expectativas. Ele disse que por ser uma região carente em termos de varejão, era esperado êxito em termos de público, esclarecendo que ‘assim como os demais varejões da cidade, o da Balbo seguirá as mesmas diretrizes, ou seja, os preços e a qualidade dos produtos comercializados serão controlados por fiscais da Sema’.
Gimenez adiantou que por enquanto, o varejão funcionará na Rua Dezesseis, mas a idéia é futuramente, arrumar local próprio. Em relação aos planos de construção de novos varejões, afirmou que a Sema sempre está atenta e assim que haver demanda, iniciar a construção de outros equipamentos. O mais recente é o da Paulista, que estará se mudando de local e será o maior da cidade.
Além disso, observou que a Sema deverá colocar em funcionamento um ônibus que funcionará como varejão, percorrendo bairros menores, onde há maior dificuldade para ter acesso a este tipo de produtos. O ônibus já está pronto aguardando processo de licitação.
O prefeito não escondeu o entusiasmo com a sucesso de público no primeiro dia do varejão da Balbo. Observou que a construção de varejões é uma política de melhorar o abastecimento com qualidade e aproximar da comunidade. ‘Neste primeiro dia muitas pessoas compareceram e isso é resultado das reivindicações da própria comunidade’.
Negri disse que com certeza, que com o tempo, o varejão se consolidará e dará mais conforto à população que depende de uma alimentação e de produtos hortifrutigranjeiros de boa qualidade. O prefeito citou os varejões já construídos no Parque dos Eucaliptos, Parque Primeiro de Maio, Alvorada, Eldorado como investimentos feitos pela prefeitura, para auxiliar no abastecimento da população.