Vândalos incendeiam novamente falsa-seringueira de 40 anos
Na manhã desta sexta-feira, 10/02, vândalos atearam fogo em uma árvore da espécie Ficus elastica, conhecida como falsa-seringueira, localizada na praça Thomaz Alva Edison, entre a avenida Armando de Salles Oliveira e as ruas José Pinto de Almeida e Floriano Peixoto. O Corpo de Bombeiros fez a contenção do fogo e a área da praça está isolada pela Defesa Civil por segurança. Em agosto do ano passado, a árvore, que tem aproximadamente 40 anos, sofreu o mesmo dano. Os responsáveis pelo incêndio não foram identificados.
Um técnico da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) esteve no local para avaliar o que será feito. De acordo com ele, será necessário suprimir os galhos mais atingidos pelo fogo, procedimento marcado para a manhã da segunda-feira, 13/2. No mesmo dia a Sedema realizará uma análise mais detalhada para certificar se outros pontos foram danificados. Por se tratar de uma árvore de grande porte, uma operação conjunta está programada entre a Sedema e Semuttran, para que a retirada dos galhos seja executada com segurança. Dessa forma, as ruas próximas ao local deverão ser interditadas.
RAÍZES AÉREAS – A falsa-seringueira tem como característica mais marcante suas raízes aéreas que, ao encontrarem o solo, se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar o peso da enorme árvore. Apresenta tronco calibroso, que chega a dois metros de diâmetro e é bastante ramificada, desde a base, muitas vezes produzindo um tronco curto. A falsa-seringueira forma uma escultura viva gigante, com suas raízes aéreas por todos os lados, e uma farta copa em forma de guarda-chuva. Produz uma sombra fresca e tende a se espalhar continuamente, tanto no céu, como no solo.
