O CRAB (Centro de Referência da Atenção Básica) e a Farmácia Municipal do bairro Novo Horizonte estão com atendimento suspensos temporariamente por falta de energia elétrica em decorrência de um ato de vandalismo contra um ônibus do transporte público que foi incendiado por bandidos na noite de ontem, quarta-feira, 08/03. O ato criminoso aconteceu a menos de dois quarteirões das unidades de saúde e afetou o fornecimento de energia elétrica daquela região.
Nesta manhã, as unidades seguem com atendimento suspenso à população, com telefones mudos e os usuários que chegam para atendimento são acolhidos e devidamente orientados. Os atendimentos agendados estão sendo remarcados. Conforme informou a coordenação das unidades, até o momento, foram adiados oito consultas de pré-natal com enfermeira, 16 consultas de clínica geral com médico e 14 atendimentos odontológicos, sem contar os procedimentos de enfermagem e recepção que não são agendados (demanda espontânea).
Apesar da suspensão do atendimento na Farmácia Municipal do Novo Horizonte, os usuários que precisam fazer a retirada de medicamento podem procurar qualquer outra unidade na cidade, apresentar receita e obter seu remédio.
Além disso, a Sala de Vacinas do CRAB teve problema de refrigeração e 1.201 doses de vacinas de rotina – BCG, Febre Amarela, HPV, por exemplo – precisaram ser recolhidas pela Vigilância Epidemiológica Municipal e serão enviadas para análise junto ao Departamento Epidemiológico do Governo do Estado de São Paulo que vai verificar se as mesmas poderão ser devolvidas a unidade ou descartadas.
A Secretaria de Saúde lamenta a situação e tem atuado para que o prejuízo no atendimento à população seja o menor possível. Conforme for restabelecido o fornecimento de energia na região, os atendimentos serão retomados gradativamente até sua normalidade.