Vagas para cursos de qualificação gratuitos se esgotaram no primeiro dia de inscrição
As vagas para os cursos gratuitos de qualificação oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), em convênio com a SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), se esgotaram às 9h30 desta quarta-feira, 8/02, primeiro dia de inscrições. Foram 240 candidatos para 120 vagas. O atendimento se iniciou às 8h.
As aulas serão ministradas na Semtre, no período de 15 de fevereiro a 29 de março. A convocação dos participantes acontecerá dias 10 e 13 de fevereiro. Os participantes receberão lanche e material didático.
Foram oferecidas 120 vagas para os cursos de departamento pessoal (60 vagas), recepcionista (30) e técnica de vendas (30), com 160 horas de duração. O objetivo dos cursos gratuitos é qualificar o candidato para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.
O secretário Evandro Evangelista disse que já era esperada essa grande procura pelas vagas oferecidas. "No momento atual, quando o desemprego, infelizmente, é grande, as pessoas estão se conscientizando que, quanto mais se qualificarem, maiores as chances de serem inseridas no mercado de trabalho".
Evandro ressalta que os trabalhadores que não conseguiram se inscrever devem ficar atentos, pois a Semtre está se empenhando para oferecer outros cursos de qualificação. "As pessoas não precisam procurar a Semtre só quando há inscrição para cursos de qualificação. A secretaria é um instrumento de apoio ao trabalhador, composta por diversos setores, como Banco de Dados Socioeconômicos, Banco do Povo Paulista, Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), Economia Informal, Microempreendedor Individual (MEI), Qualificação Profissional e Primeiro Emprego. Mesmo para aquelas pessoas que nos procuram e não conseguem sair com emprego, elas podem ser encaminhadas, por exemplo, ao MEI e se tornarem microempreendedores".
O secretário observou que, hoje, Piracicaba é uma das cidades que mais tem se empenhado em garantir oportunidades aos trabalhadores fora do mercado de trabalho, para que possam vislumbrar um futuro mais promissor, por meio da qualificação. "O trabalhador merece ter tratamento de qualidade e a Semtre, em todas suas ações, procura facilitar a sua vida".
SERVIÇO – As aulas acontecerão no seguintes horários:
Departamento pessoal turma 1- das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira turma 2- das 17h30 às 21h30, de segunda à sexta-feira
Atendimento e recepção Das 17h30 às 21h30, de segunda à sexta-feira
Técnico de vendas Das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira
