A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem vagas para agendamento da vacina contra Covid-19 para todos os grupos, seja 1ª, 2ª doses ou doses adicionais (3ª e 4ª doses). As vagas estão disponíveis no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/).

1ª DOSE – Podem agendar a 1ª dose crianças de cinco a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais.

2ª DOSE – Podem agendar a 2ª dose as pessoas que tomaram a 1ª dose da CoronaVac/Butantan, inclusive as crianças, até 11/02; da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 12/01, da Pfizer (adolescentes) até 14/01 e Pfizer (adultos) até 18/02. Vale ressaltar que o agendamento da 2ª dose das crianças também deve ser feito no botão “Para agendar a 2ª dose clique AQUI”

ADICIONAL JANSSEN – As pessoas que tomaram a dose única da vacina Janssen até 11/01 também podem agendar a dose adicional no VacinaPira. O botão para esse agendamento é o “Para agendar a dose adicional da Janssen clique AQUI”.

3ª DOSE – Há vagas para agendar a 3ª dose (dose adicional) de pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses; de pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias; e para adolescentes (12 a 17 anos) com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, oito semanas. Os três grupos devem fazer o agendamento no botão “Para agendar a 3ª dose clique AQUI”.

4ª DOSE – As pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a 3ª dose (1ª dose adicional) há, pelo menos, quatro meses também podem agendar a 4ª dose (2ª dose adicional). O botão para esse agendamento no VacinaPira é o “Para agendar a 4ª dose clique AQUI”.

ATRASADOS – A SMS informa que no sábado, 05/03, não haverá ação para vacinar pessoas em atraso para receber a 2ª dose. Desta forma, essas pessoas também devem fazer o agendamento no VacinaPira.

Consideram-se pessoas com alto grau de imunossupressão os indivíduos que possuam:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Quimioterapia para câncer

III – Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe))

VII- Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

DOCUMENTOS – Para se vacinar contra a Covid-19, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Piracicaba (não necessariamente no nome da pessoa que será vacinada), além do comprovante de vacinação com as doses já recebidas. As pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar ainda documento que comprove o estado de saúde, como receita ou laudo médico.

Para receber a 1ª dose, é recomendado que crianças e adolescentes apresentem termo de assentimento – disponível no local de agendamento para cada grupo – e estejam acompanhados por um responsável.