Portal do Município de Piracicaba

Vacinação nas escolas já aplicou mais de 6 mil doses em crianças e adolescentes

A Estratégia de Vacinação nas Escolas, realizada em parceria das Secretarias de Saúde e Educação, garantiu a aplicação de 6.107 doses desde abril

Por CCS / Publicado em 23/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

Iniciada em abril, a Estratégia de Vacinação nas Escolas, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, já aplicou 6.107 doses de vacinas em unidades escolares da cidade até o dia 22 de outubro.

A ação tem como objetivo intensificar a imunização de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que frequentam escolas públicas de ensino infantil e fundamental, além de reforçar a importância do Calendário Nacional de Vacinação. A iniciativa é realizada em parceria com a área da Educação e busca ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis nesse público.

A vacinação começou nas 95 escolas municipais e 15 estaduais que integram o Programa Saúde na Escola (PSE) e já está sendo ampliada para outras 29 escolas municipais e 43 estaduais que ainda não participam do programa. Nesta quinta-feira, 23/10, a equipe esteve na Escola Municipal João Perin, no bairro Anhumas. Foram avaliadas 100 carteirinhas e dessas, apenas 17 estavam desatualizadas e as crianças foram vacinadas.

A imagem retrata um ambiente que parece ser uma escola ou um centro comunitário, com mesas e cadeiras dispostas em um corredor ao ar livre. Há várias pessoas presentes, incluindo profissionais de saúde e crianças. No centro da imagem, uma mulher vestida com um jaleco branco, possivelmente uma enfermeira ou médica, segura um frasco e parece estar preparando uma vacina ou medicamento. Ao lado dela, há um cooler azul e branco e outros suprimentos médicos. À esquerda, uma pessoa com uma camiseta que diz "Educação Piracicaba" está de costas, com um braço enfaixado em rosa. Mais atrás, outra mulher observa a cena. À direita, algumas crianças estão sentadas às mesas, algumas olhando para a frente e outras parecendo estar escrevendo ou recebendo algum tipo de atendimento. Uma jovem com óculos, sentada em primeiro plano, está concentrada em preencher papéis em uma mesa onde também há vários documentos e suprimentos.
Vacinação na Escola Municipal João Perin, em Anhumas, aconteceu nesta quinta-feira

Antes da ação, as famílias recebem um Termo de Assentimento, que deve ser assinado pelo responsável e devolvido junto com a carteira de vacinação da criança. Quem não autoriza a aplicação na escola é orientado a procurar a unidade de saúde mais próxima para atualizar as vacinas.

Estão disponíveis todos os imunizantes do calendário nacional, incluindo as vacinas tríplice bacteriana, febre amarela, tríplice viral, hepatite A, meningocócica C, HPV, poliomielite inativada e gripe/influenza.

“A vacinação nas escolas tem se mostrado uma estratégia muito eficaz para alcançarmos crianças e adolescentes que, por algum motivo, não comparecem às unidades de saúde. Quando levamos a vacina até o ambiente escolar, ampliamos o acesso e fortalecemos a proteção coletiva. É uma ação que depende da parceria das famílias, das escolas e das equipes de saúde, e o resultado — mais de 6 mil doses aplicadas — mostra que estamos no caminho certo para melhorar nossas coberturas vacinais”, afirmou a gerente da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Carina Baron.

“Essa ação é uma intensificação, como um lembrete da importância de mantermos a cobertura vacinal de nossas crianças em dia, para a sua saúde e proteção contra doenças evitáveis, garantindo um ambiente mais seguro para toda a comunidade”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.