Piracicaba vacinou, durante a primeira fase da campanha contra paralisia infantil, realizada no último sábado(10), 88,04% das 26.887 crianças de zero a cinco anos crianças abaixo de 5 anos existentes no município. Nos 83 pontos de vacinação distribuídos pela cidade, além de unidades escolares públicas e particulares e nos postos da zona rural foram imunizadas 23.673 crianças. A iniciativa tem por meta vacinar 95% da população do município menor de cinco anos, o equivalente a 25.543 crianças. Segundo balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, 1.394 crianças ainda deverão receber a dose contra a paralisia.
A enfermeira Sandra Vidal, coordenadora de enfermagem do município, disse apesar de não ter chegado aos 95% estabelecidos, o resultado pode ser considerado satisfatório, uma vez que poderá ser alcançado até o dia 16.
De acordo com a Coordenadora, a vacinação foi prorrogada até o dia 16 de junho em todas as unidades de PSF e UBS e na Praça José Bonifácio, que atenderão ao público no horário das 8 às 17 horas. A vacina também será oferecida no Shopping Piracicaba, hoje, das 15 às 22h, na terça e quarta-feira, das 10 às 22 horas e na quinta-feira, das 14 às 22 horas. “A medida possibilitará a imunização daquelas crianças que por algum motivo ainda não receberam a dose em algum ponto de vacinação”, disse.
A segunda fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil será realizada em agosto. A finalidade da segunda dose da Sabin é garantir a erradicação da poliomielite no Brasil, conseguida desde 1989.