Portal do Município de Piracicaba

Vacinação contra HPV para faixa de 15 a 19 anos é ampliada

Imunizante que protege contra diversos tipos de câncer está disponível para esta faixa etária até junho de 2026

Por CCS / Publicado em 22/12/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba ampliou até junho de 2026 o período de vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. A prorrogação segue recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra o vírus.

A imagem mostra uma mão segurando um pequeno frasco de vacina. O frasco é transparente e contém um líquido claro. Há um rótulo verde e branco no frasco com texto em português. O texto no rótulo diz "vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante)". A mão que segura o frasco tem pele morena e unhas bem cuidadas. O fundo da imagem é branco e desfocado, o que faz com que o frasco de vacina e a mão se destaquem.
Vacinação de meninas e meninos contra HPV é segura e eficaz e representa a principal forma de proteção contra o vírus

A vacina contra o HPV protege contra diversos tipos de câncer, especialmente o câncer do colo do útero, além de prevenir infecções genitais e orais causadas pelo Papilomavírus Humano. O imunizante é indicado em esquema de dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos e, de forma excepcional, também para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos até junho de 2026.

Para receber a dose, é necessário procurar uma unidade de saúde, apresentar documento com foto e a carteira de vacinação. A vacina está disponível em todas as unidades de Atenção Básica do município (exceto UBS Paulista), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Na UBS Centro, o atendimento ocorre também em horário estendido, das 17h às 20h.

A vacinação de meninas e meninos de 9 a 14 anos — faixa etária contemplada no Calendário Nacional de Vacinação — assim como a imunização de grupos especiais, segue normalmente em 2026.

A vacina contra o HPV é segura e eficaz e representa a principal forma de proteção contra infecções persistentes e lesões pré-cancerosas relacionadas ao vírus. Apesar de integrar o calendário nacional de imunização, a vacina ainda apresenta baixa adesão no país. A estratégia adotada pelo Ministério da Saúde busca reduzir, a médio e longo prazo, a incidência de cânceres associados ao HPV.

Dados atualizados em 22/12 mostram que a cobertura vacinal contra o HPV em Piracicaba, na faixa etária de 9 a 14 anos, é de 87,6% entre as meninas e 76,59% entre os meninos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.