A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite 2015 entra na reta final. A vacina estará disponível nas unidades de saúde da Atenção Básica de Piracicaba até o dia 10 de setembro. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal, até quarta-feira (2), é de 83,77%, com 17.819 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos imunizadas no município.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças nesta faixa etária em todo o país. Pelo último balanço divulgado pela VE, restam ainda 2.389 doses da vacina para serem aplicadas no município. A vacina está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica) e nas unidades do PSF (Programa Saúde da Família).
Inicialmente programada para terminar em 31 de agosto, a campanha foi prorrogada em todo o país pelo Ministério da Saúde em função da baixa adesão da população em alguns Estados. Encerrada no dia 31, a Campanha de Multivacinação, para atualizar o calendário vacinal na mesma faixa etária, encerrou com 8.041 doses de vacinas aplicadas em 3.210 crianças.
DOENÇA A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
“É essencial que os pais que ainda não levaram seus filhos para receber a dose da vacina o façam. No Brasil, estamos livres da doença desde 1989, mas o vírus circula em países da África e da Ásia e na última semana tivemos a confirmação de três casos na Ucrânia”, alerta o secretário da Saúde, Pedro Mello.