A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de seguimento contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 12 de dezembro pelo Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo cumprir a meta de vacinar 95% do público-alvo, composto por crianças menores de cinco anos.
Iniciada no dia 8 de novembro, a campanha vacinou 9,5 milhões de crianças contra a poliomielite em todo o país, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 7,3 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 66,9% do público-alvo. Em Piracicaba, até o dia 26 de novembro, foram aplicadas 15.370 doses contra a polio (63,08% de cobertura vacinal) e 13.299 doses contra o sarampo (72,05%).
As doses das vacinas continuam disponíveis em toda as unidades da Atenção Básica – PSFs (Programas Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica).
Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990.
A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia.
Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade incompletos. Os pais ou responsáveis pelas crianças devem lembrar de levar a carteirinha de vacinação.