Vacina contra a meningite entra no calendário básico de vacinação
A partir deste mês, a vacina contra a Meningite C começa a fazer parte do calendário básico de vacinação e será oferecida em toda a rede pública do Estado. Em Piracicaba, a previsão de início da vacinação será a partir do dia 15 de setembro.
De acordo com Jaqueline De Carli Arnosti, responsável pelo setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica Municipal, o município já recebeu as primeiras doses da vacina.
“Na próxima quarta-feira (08), teremos uma orientação da Vigilância do Estado, após esta orientação iremos capacitar os funcionários dos postos de saúde do município para então iniciar a vacinação”, explicou Jaqueline. Segundo ela, a capacitação é importante para orientar e capacitar os profissionais que farão a imunização e garantir qualidade de atendimento à população.
Jaqueline explicou que inicialmente a vacina será feita somente em crianças de 1 ano completo até 1 ano, 11 meses e 29 dias. Nesta faixa etária é necessário apenas uma dose. Depois, em novembro a vacinação será feita em crianças menores de um ano, que deverão tomar duas doses e uma de reforço quando completarem 1 ano. “É importante lembrar que não é uma campanha, a vacina está sendo introduzida no calendário básico de vacinação”, ressaltou Jaqueline.
No município estima-se que aproximadamente 10.100 crianças menores de dois anos devem ser imunizadas.
