Em Piracicaba, 25.630 idosos foram vacinados contra gripe, ultrapassando a meta de imunizar cerca de 70% das 35,8 mil pessoas de 60 anos de idade ou mais residentes no município.

De acordo com dados parciais de 22 de abril a 17 de maio, o índice total de cobertura vacinal obtido durante esse período foi de 71,48%.

A vacina continuará a ser oferecida até a próxima quarta-feira, dia 24 de maio, àqueles idosos que por algum motivo não puderam receber a dose contra a gripe. Para receber a vacina, a pessoa deve comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Programas de Saúde da Família (PSF), no horário normal de atendimento da unidade, das 8 às 17 horas, portando carteira de identidade ou a Carteira de Vacinação.

A vacina é produzida com base em cepas de vírus mortos de maior circulação local e não causa gripe. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A dose leva duas semanas para surtir efeito. A dose é gratuita.

A vacina precisa ser tomada todos os anos. Estudos do Ministério da Saúde demonstram que a imunização reduz em 70% as internações hospitalares e evita 50% dos óbitos decorrentes das complicações da gripe.

Mesmo pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da Aids (HIV) ou com outro estado de baixa imunidade devem tomar a vacina contra a gripe. Em caso de dúvidas devem procurar esclarecimentos junto aos técnicos da Vigilância Epidemiológica Municipal pelos telefones: 3437-7528 ou 3437-7525.