Portal do Município de Piracicaba

Vacina contra a dengue começa a ser aplicada nos profissionais da rede municipal de saúde

Primeira etapa prioriza profissionais da Atenção Básica; imunizante foi produzido pelo Instituto Butantan

Por CCS / Publicado em 09/02/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um ambiente clínico onde uma profissional de saúde está aplicando uma vacina em uma paciente. A profissional, com cabelos castanhos e usando óculos e uniforme preto, está concentrada enquanto injeta a vacina no braço esquerdo da paciente, que veste um colete verde e tem o cabelo preso em um coque. Ao redor, há diversos elementos típicos de um consultório ou sala de vacinação, como uma caixa para descarte de materiais perfurocortantes (com a palavra "DESCARBOX"), um quadro de avisos com papéis afixados e uma geladeira específica para armazenamento de vacinas. No quadro, há inscrições como "ATRASADAS", "ATRASADAS < 5 ANOS" e "PNEUMO 10", indicando controle e organização das vacinas. O ambiente é bem iluminado e transmite uma sensação de cuidado e profissionalismo na aplicação das vacinas.
Agente comunitária de saúde Hozana Costa é vacinada pela técnica de enfermagem Andrea Simplicio

Os profissionais que atuam na Atenção Básica na rede municipal de saúde começaram a ser vacinados contra a dengue nesta segunda-feira, 09/02, após a entrega da primeira remessa do imunizante Butantan-DV. Em Piracicaba, a Atenção Básica é formada por aproximadamente 950 profissionais.

A imagem mostra um ambiente clínico, possivelmente uma sala de vacinação ou um posto de saúde. No centro, há uma profissional de saúde vestindo um uniforme verde, preparando uma seringa com uma vacina ou medicamento. Ao lado dela, uma outra mulher, vestindo um colete azul com a inscrição "SAÚDE COM AGENTE", observa atentamente o procedimento. Ao fundo, há um armário refrigerado da marca "INDREL SCIENTIFIC", provavelmente usado para armazenar vacinas ou medicamentos que precisam ser mantidos em baixa temperatura, indicada no visor em 5,2°C. Na parede, um recipiente amarelo para descarte de materiais perfurocortantes está fixado, com a palavra "DESCARPACK". Também é possível ver um quadro de avisos com calendários e documentos, e uma mesa com papéis e outros materiais de trabalho. A presença do logo do SUS e do governo do Brasil sugere que o local é uma unidade pública de saúde. A imagem transmite um ambiente organizado, limpo e focado na imunização ou cuidados médicos.
Técnica de enfermagem Bruna Letícia prepara dose para a agente comunitária de saúde Vanda Costa

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal.

Na USF Minas Nova, o sentimento de quem recebeu a vacina é de proteção. “Como trabalhamos na linha de frente, com a vacina me sinto mais segura. Já tive dengue e precisei ficar afastada, foi muito ruim”, contou Hozana Costa, agente comunitária de saúde de 48 anos e que há 16 desempenha esta função. Ela foi a primeira vacinada na unidade.

A imagem mostra um grupo de oito profissionais de saúde posando para uma foto em frente a uma unidade de saúde. Eles estão alinhados lado a lado, todos sorrindo para a câmera. A maioria veste uniformes médicos, como jalecos verdes e coletes azuis, e alguns usam crachás de identificação. Ao fundo, há uma parede branca com uma placa azul e branca que indica o nome da unidade: "USF Unidade de Saúde da Família Minas Nova | JD. das Flores". Também estão visíveis os logos do SUS, Secretaria de Saúde de Piracicaba, Ministério da Saúde e Governo Federal do Brasil. À esquerda da imagem, está o número "90", provavelmente o número do prédio ou endereço. A cena parece ser ao ar livre, com iluminação natural e um ambiente limpo e organizado, transmitindo um clima de profissionalismo e acolhimento.
Equipe da USF Minas Nova foi uma das imunizadas na segunda-feira

“A dengue é uma doença grave que pode matar e com a vacina me sinto mais tranquila para fazer meu serviço e orientar os pacientes”, relatou Odileia Silva, que há 20 anos é agente comunitária de saúde e tem 47 anos.

Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao Estado de São Paulo. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, sejam imunizados ao longo da ação.

A tecnologia da Butantan-DV representa um avanço relevante ao permitir uma imunização mais rápida da população, além de reduzir custos e simplificar a logística de aplicação em campanhas de grande escala.

Produzida em São Paulo, a vacina é resultado de anos de pesquisa e inovação científica e tem potencial para impactar diretamente a redução de casos graves da doença. A distribuição das doses foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, com envio aos municípios de acordo com critérios técnicos e a capacidade operacional de cada região.

VACINA SEGURA – Composta pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, a vacina contra a dengue se mostrou segura e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno.

Os benefícios da dose única foram descritos em um relatório publicado por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines & Immunotherapeutics, em 2018. O estudo apontou que programas de imunização com menos doses estão associados a uma melhor cobertura vacinal e enfrentamento da doença.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.