Vacina contra a dengue começa a ser aplicada nos profissionais da rede municipal de saúde
Primeira etapa prioriza profissionais da Atenção Básica; imunizante foi produzido pelo Instituto Butantan

Os profissionais que atuam na Atenção Básica na rede municipal de saúde começaram a ser vacinados contra a dengue nesta segunda-feira, 09/02, após a entrega da primeira remessa do imunizante Butantan-DV. Em Piracicaba, a Atenção Básica é formada por aproximadamente 950 profissionais.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal.
Na USF Minas Nova, o sentimento de quem recebeu a vacina é de proteção. “Como trabalhamos na linha de frente, com a vacina me sinto mais segura. Já tive dengue e precisei ficar afastada, foi muito ruim”, contou Hozana Costa, agente comunitária de saúde de 48 anos e que há 16 desempenha esta função. Ela foi a primeira vacinada na unidade.

“A dengue é uma doença grave que pode matar e com a vacina me sinto mais tranquila para fazer meu serviço e orientar os pacientes”, relatou Odileia Silva, que há 20 anos é agente comunitária de saúde e tem 47 anos.
Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao Estado de São Paulo. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, sejam imunizados ao longo da ação.
A tecnologia da Butantan-DV representa um avanço relevante ao permitir uma imunização mais rápida da população, além de reduzir custos e simplificar a logística de aplicação em campanhas de grande escala.
Produzida em São Paulo, a vacina é resultado de anos de pesquisa e inovação científica e tem potencial para impactar diretamente a redução de casos graves da doença. A distribuição das doses foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, com envio aos municípios de acordo com critérios técnicos e a capacidade operacional de cada região.
VACINA SEGURA – Composta pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, a vacina contra a dengue se mostrou segura e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno.
Os benefícios da dose única foram descritos em um relatório publicado por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines & Immunotherapeutics, em 2018. O estudo apontou que programas de imunização com menos doses estão associados a uma melhor cobertura vacinal e enfrentamento da doença.
