Vacina contra a dengue começa a ser aplicada em Piracicaba a partir de amanhã, 19/06
Vacina contra a dengue começa a ser aplicada em Piracicaba a partir de 19/06

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, começa amanhã, quarta-feira, 19/06, a aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos, conforme preconizam as orientações do Ministério da Saúde. Na última semana chegaram 6.224 doses da vacina – entregues pelo Governo do Estado de São Paulo – que serão utilizadas para o primeiro ciclo de imunização, que é composto por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.

A vinda da vacina é muito importante para o combate da doença na cidade, conforme destacou o prefeito Luciano Almeida. “É uma notícia positiva para Piracicaba, uma vez que solicitávamos há muito tempo esse imunizante ao Governo Federal. Já orientamos nossos profissionais das unidades de saúde quanto às normas técnicas da imunização e já estamos prontos para iniciar a vacinação”, enfatizou.

AÇÃO – As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 4,76 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado no último sábado, 15/06, nos bairros Vila Cristina, Jardim Stênico, Monte Verde, Jardim Cruzeiro, Jardim Monte Branco, Jardim Regina, Nova Paulista, Jardim Tarumã, Jardim João Conceição, Jardim Borguesi e Jardim Glória. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

Arrastão da dengue acontece no próximo sábado, 22/06, em três bairros na região Leste da cidade

Para o próximo sábado, 22/06, das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue vai passar pelos bairros Cecap, Eldorado e Terra Rica, com ponto de encontro no Varejão Municipal do Cecap, à rua Afonso Fioravante.

DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 18/06 de 2024 foram registradas 49.989 notificações para a dengue com 24.538 casos positivos e sete óbitos. No mesmo período de 2023, foram 11.553 notificações, 2.818 casos confirmados e dois óbitos. Em 2022, foram 5.488 notificações, 1.360 confirmações, e um óbito.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.