Portal do Município de Piracicaba

USF Javari recebe o nome do médico Mario Sergio Caldana

Solenidade de nomeação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22/09

Por CCS / Publicado em 22/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A USF (Unidade de Saúde da Família) Javari recebeu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 22/09, o nome de “Dr. Mario Sergio Caldana”, médico oftalmologista. O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco, o vereador Pedro Kawai, autor da proposta que nomeou a unidade, familiares e amigos do homenageado participaram da solenidade.

A imagem captura um momento de reconhecimento e celebração na USF Javari, uma Unidade de Saúde da Família. Várias pessoas estão reunidas, algumas aplaudindo, em um ambiente interno, possivelmente um corredor ou área de entrada da unidade de saúde. Em primeiro plano, uma mulher vestindo um vestido preto está segurando um lenço ou faixa verde. À sua esquerda, um homem em um terno azul e óculos também está aplaudindo, olhando para a mulher. Atrás deles, outras pessoas são visíveis, algumas também aplaudindo. Dois grandes painéis de exibição estão em destaque. O painel à esquerda tem o texto "PRACCABA USF Javari Unidade de Saúde da Família 'Dr. Mario Sergio Caldana'". O painel à direita também exibe o nome "Dr. Mario Sergio Caldana" junto com um retrato de um homem usando óculos e terno. A atmosfera geral sugere um evento em homenagem ao Dr. Mario Sergio Caldana e à USF Javari.
Ao lado das placas de homenagem, dr. Sergio Pacheco, Rose Caldana, Mário César Caldana e Pedro Kawai
A imagem mostra um grupo de pessoas em um evento de inauguração ou homenagem em uma unidade de saúde. No centro, há uma placa com o nome "USF Javari" e "Dr. Mario Sergio Caldana", indicando que a unidade está sendo nomeada em homenagem a essa pessoa. As pessoas em volta parecem estar participando da cerimônia, com algumas delas posando para a foto ao lado da placa. Há também uma faixa decorativa com a frase "TODOS pela VIDA" e um desenho de um girassol. A atmosfera geral sugere um evento positivo e comunitário.
Familiares e amigos do homenageado e equipe da USF Javari Dr. Mário Sérgio Caldana

“É uma honra poder homenagear esse grande homem que cumpriu sua missão com excelência”, disse Pacheco.

Bastante emocionada, a viúva do médico que faleceu em 2023, Rose Caldana, lembrou a dedicação e trajetória do marido que chegou a Piracicaba em 1981 e ao longo de 42 anos de atuação atendeu aproximadamente 45 mil pacientes.

“Meu marido foi um homem justo, fiel ao que ele acreditava. Foi muito ponderado e para cumprir a missão de servir, sempre estudou muito”, disse, acrescentando que acolhimento e humildade também eram suas características. “Todos os dias ele me falava – ‘Vou fazer o meu melhor’ e eu sigo tentando fazer o meu melhor”, contou Rose, ao lado do filho Mário César Meroni Caldana.

A imagem mostra duas placas comemorativas em um ambiente interno, possivelmente uma unidade de saúde. Duas pessoas, um homem e uma mulher, estão em pé ao lado das placas. O homem, à esquerda, veste uma camisa branca e jeans. Ele tem cabelo castanho encaracolado e barba. Ele está sorrindo levemente para a câmera. A mulher, à direita, veste um vestido preto longo. Ela tem cabelo grisalho curto e usa brincos dourados. Ela está olhando para a câmera com uma expressão neutra. As placas são prateadas e têm texto e imagens. A placa da esquerda tem o brasão de Piracicaba e o texto "USF Javari Unidade de Saúde da Família "Dr. Mario Sergio Caldana"". A placa da direita tem uma foto em preto e branco de um homem de óculos e o mesmo texto. O fundo da imagem mostra uma parede branca, uma porta fechada e parte de um dispensador de lenços de papel ou luvas na parede. Há também uma pessoa desfocada ao fundo, trabalhando em uma mesa.
O filho do homenageado, Mário César Caldana e a viúva, Rose Caldana

Entregue em dezembro do ano passado, a USF atende aproximadamente 4.000 moradores dos bairros Javari e Monte Rey e tem 767,40 m² de área construída, distribuídas em recepção, copa, três consultórios clínicos e um odontológico, salas de nebulização, almoxarifado, vacina, curativo, acolhimento, atividades coletivas, atendimento (observação e coleta) e de espera; sanitários feminino e masculino para funcionários, sanitários PCD masculino, feminino e coletivo, e sanitário para coleta; lavanderia; salão na parte inferior, ambiente de lixo orgânico, hospitalar e reciclável; sala de esterilização e expurgo; abrigo para gás, compressor e gerador, além de estacionamento de veículos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.