USF Javari recebe o nome do médico Mario Sergio Caldana
Solenidade de nomeação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22/09
A USF (Unidade de Saúde da Família) Javari recebeu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 22/09, o nome de “Dr. Mario Sergio Caldana”, médico oftalmologista. O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco, o vereador Pedro Kawai, autor da proposta que nomeou a unidade, familiares e amigos do homenageado participaram da solenidade.


“É uma honra poder homenagear esse grande homem que cumpriu sua missão com excelência”, disse Pacheco.
Bastante emocionada, a viúva do médico que faleceu em 2023, Rose Caldana, lembrou a dedicação e trajetória do marido que chegou a Piracicaba em 1981 e ao longo de 42 anos de atuação atendeu aproximadamente 45 mil pacientes.
“Meu marido foi um homem justo, fiel ao que ele acreditava. Foi muito ponderado e para cumprir a missão de servir, sempre estudou muito”, disse, acrescentando que acolhimento e humildade também eram suas características. “Todos os dias ele me falava – ‘Vou fazer o meu melhor’ e eu sigo tentando fazer o meu melhor”, contou Rose, ao lado do filho Mário César Meroni Caldana.

Entregue em dezembro do ano passado, a USF atende aproximadamente 4.000 moradores dos bairros Javari e Monte Rey e tem 767,40 m² de área construída, distribuídas em recepção, copa, três consultórios clínicos e um odontológico, salas de nebulização, almoxarifado, vacina, curativo, acolhimento, atividades coletivas, atendimento (observação e coleta) e de espera; sanitários feminino e masculino para funcionários, sanitários PCD masculino, feminino e coletivo, e sanitário para coleta; lavanderia; salão na parte inferior, ambiente de lixo orgânico, hospitalar e reciclável; sala de esterilização e expurgo; abrigo para gás, compressor e gerador, além de estacionamento de veículos.
