Representantes da Arcelor Mittal entregaram nesta tarde (26/03) um eletrocardiógrafo para a USF Jardim Primavera. A doação da empresa à unidade foi uma conquista do vereador Isac Souza. A solenidade de entrega contou com a presença do Secretário de Saúde dr. Pedro Mello, do diretor a empresa, Luís Augusto Penteado e do gerente de RH, Herik Pires Marques. Participaram também o vereador Dirceu e vários integrantes da comissão local de Saúde, além de usuários da USF.

Pedro Mello destacou a importância da doação do equipamento e seu valor simbólico, por fortalecer a relação do poder público com o setor privado e demonstrar que a parceria entre ambos é a melhor alternativa para enfrentar problemas dessa natureza. “O poder público não consegue fazer tudo sozinho. Trata-se de um parelho simples, mas de enorme valor pelo seu potencial por facilitar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças”. Para o secretário, a iniciativa deve ser pulverizada pela cidade para que a saúde ganhe em qualidade de atendimento à população.

Pierre Kroll, enfermeiro da USF Primavera, falou sobre a necessidade de se ter um eletrocardiógrafo, por se tratar de uma unidade cuja população do entorno é basicamente formada por idosos, que precisam muito desse exame preventivo. “É complicado quando ficamos sem o aparelho, porque os nossos usuários têm dificuldade de se locomover para outras unidades quando o exame não pode ser feito aqui, por isso a importância da iniciativa do vereador. Depois de muita conversa com a Arcelor, o pedido foi aceito e o resultado é este que estamos vendo agora”, disse.

Para Isac, a tarde teve um valor imenso, porque a conquista do aparelho é fruto de um trabalho conjunto, que envolveu a Comissão Local de Saúde, a equipe da USF, o gabinete do vereador e a Secretaria de Saúde para resolver um problema. “Sabíamos do problema e da dificuldade para resolvê-lo. Estabelecemos contato com a empresa e surgiu a possibilidade da doação”. Segundo o vereador, a iniciativa demonstra compromisso social da empresa, “que vem ao encontro dos anseios da comunidade local”.

Luis Augusto contou que não foi um processo simples conseguir a doação. “Mas foi muito legal transformar o que era apenas um projeto em realidade. Mandamos a ideia para a direção, defendemos a proposta e deu certo. Este é um exemplo de sucesso e temos a certeza de que a prevenção faz a diferença no sistema público de saúde. O diretor da empresa concordou com o secretário ao afirmar que “os desejos são muitos, mas os recursos são restritos. A iniciativa privada tem de colaborar e não jogar tudo nas costas do estado”, concluiu.