A Unidade de Saúde da Família (USF) Eldorado I recebeu hoje (22/01) o nome de André Melega, em homenagem ao piracicabano que atuou junto à Comissão Local de Saúde e teve participação expressiva para a construção da nova unidade no bairro. Participaram do evento o prefeito Barjas Negri, o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello e a representante da família, Patrícia Melega, filha do homenageado. A denominação se baseia na Lei Municipal 8585, de 23 de novembro de 2016, de autoria do vereador Gilmar Rotta.

Barjas Negri destacou a importância do trabalho voluntário para a melhoria dos serviços oferecidos pela Atenção Básica (AB), da qual a USF Eldorado faz Parte, junto com outras 50 unidades do gênero espalhadas pelo município. “A Atenção Básica tem a função de desenvolver a prevenção junto à população local. Fortalecer esse serviço é a maneira mais adequada de melhorar a qualidade de vida das pessoas e evitar assim os serviços de urgência e emergência, ou até, da hospitalização”, observou.

Barjas Negri disse ainda que a homenagem a um representante da comunidade, como André Melega, é uma forma de homenagear todas as pessoas que lutam no dia a dia pelo mesmo ideal. “Trata-se de uma justa homenagem a todos aqueles que se preocupam com os seus semelhantes e se empenham para a melhoria da qualidade de vida local”, destacou.

Pedro Mello observou que a equipe de saúde da unidade está completa e isso é consequência da visão preventiva do governo municipal. “É essa equipe que fará a prevenção, como o envolvimento da comunidade”, disse. O secretário observou também que as ações preventivas são uma constante no município, e citou como o exemplo a vacinação contra Febre Amarela, que vem sendo feita há anos junto à população rural e à queles que a visitam com frequência. “Por isso estamos hoje em situação tranquila em relação à doença”.

Gilmar Rotta fez homenagem a André Melega – representado pela sua filha na solenidade – e seus familiares, enfatizando a importância do trabalho social e voluntário. “André era do tipo de pessoas que ajudava a todos aqueles que precisavam do seu apoio. Era um cidadão prestativo, que dedicou parte de sua vida à comunidade”, concluiu.

BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO – Descendente de italianos, André Melega nasceu em Piracicaba no dia 7 de outubro de 1950, filho de Antonio Melega e de Luiza João Melega, já falecidos. Passou sua infância com os pais e os cinco irmãos na Vila Rezende. Estudou até o quarto ano na Escola Estadual Professor José Romão. Católico, casou-se em 8 de abril de 1972, com Maria José da Silva Melega, já falecida, com quem teve dois filhos, Rodinei Aparecido Melega e Patricia Aparecida Melega de Souza, que lhe deram quatro netos.

Trabalhou na construção da Igreja Imaculada Conceição, na Dedini, Construtoras Ometto e Grupo Três. Em 1990, mudou-se para o bairro Eldorado I, onde viveu por 25 anos e ajudou em seu desenvolvimento. No bairro fez parte da comissão de saúde do PSF. Melega faleceu em janeiro de 2015.

SOBRE a USF ELDORADO I – A USF Eldorado I entrou em funcionamento em janeiro de 2000. Estão cadastradas em seu raio de ação 2.912 pessoas, equivalente a 907 famílias. A unidade é composta por 1 médico, 1 enfermeira, 6 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 2 auxiliares de enfermagem, 1 dentista, 1 auxiliar de saúde bucal.

A função da equipe é desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde focadas às gestantes, puericultura, hipertensos, diabéticos e atende a comunidade em geral. Os atendimentos também são realizados por meio de visitas domiciliares dos ACS. A Unidade conta com grupos de caminhada, de saúde mental, de gestante e hipertensos. A unidade conta ainda com uma Comissão Local de Saúde bem atuante.