USF Bosques do Lenheiro e EMEI Luiz de Siqueira promovem vivência sobre Respeito às Diferenças
Atividade integra o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação
A história de uma joaninha que nasceu sem bolinhas e foi excluída pelas outras por ser diferente foi o ponto de partida para uma vivência lúdica sobre o tema Respeito às Diferenças, realizada pela equipe da Unidade de Saúde da Família Bosques do Lenheiro 1 na Escola Municipal de Educação Infantil Professor Luiz de Siqueira. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e integra o eixo Cultura de Paz e Cidadania.

O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa integrar a rede pública de saúde e as escolas, promovendo ações de educação, prevenção e cuidado voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes.
A enfermeira Beatriz Sopran, da USF Bosques do Lenheiro 1, explica que a ideia do teatro surgiu como uma forma divertida e acessível de abordar o tema com crianças pequenas. A equipe da unidade e os profissionais da unidade escolar infantil encenaram a história da joaninha em uma narrativa sensível e envolvente.
“A apresentação ajudou as crianças a compreenderem que as diferenças não nos separam, mas nos tornam únicos e especiais”, destacou Beatriz.
Também participaram da atividade a auxiliar de enfermagem Tauara de Freitas Pantel, a agente comunitária de saúde Viviane dos Santos e alunos do 4º semestre de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi. As crianças colaboraram na confecção do figurino, tornando o momento ainda mais criativo e participativo.
Organizada em parceria com o diretor da escola, Wilson José Chagas, a vivência reforçou o compromisso conjunto das áreas da Saúde e da Educação com o fortalecimento das ações de promoção da saúde e cidadania no território.
O destaque principal da atividade foi o estímulo ao respeito às diferenças e à construção de uma cultura de paz desde a primeira infância — valores essenciais para o desenvolvimento humano e social.
