Portal do Município de Piracicaba

USF Bosques do Lenheiro e EMEI Luiz de Siqueira promovem vivência sobre Respeito às Diferenças

Atividade integra o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação

Por CCS / Publicado em 06/11/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A história de uma joaninha que nasceu sem bolinhas e foi excluída pelas outras por ser diferente foi o ponto de partida para uma vivência lúdica sobre o tema Respeito às Diferenças, realizada pela equipe da Unidade de Saúde da Família Bosques do Lenheiro 1 na Escola Municipal de Educação Infantil Professor Luiz de Siqueira. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e integra o eixo Cultura de Paz e Cidadania.

A imagem mostra um grupo grande de crianças, a maioria em idade escolar, reunidas em um salão com mesas e bancos. Há também adultos presentes, aparentando ser professores ou cuidadores. As crianças estão vestidas com roupas coloridas e algumas usam uniformes escolares. O ambiente parece ser uma escola ou um centro comunitário, com janelas e portas ao fundo, além de um ventilador de teto e luminárias. Algumas crianças estão sentadas nas mesas, outras em pé ou brincando no chão. A atmosfera geral é alegre e descontraída, sugerindo um evento ou atividade escolar.
Alunos da EMEI Professor Luiz de Siqueira participara, de vivência lúidica sobre respeito às diferenças

O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa integrar a rede pública de saúde e as escolas, promovendo ações de educação, prevenção e cuidado voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes.

A enfermeira Beatriz Sopran, da USF Bosques do Lenheiro 1, explica que a ideia do teatro surgiu como uma forma divertida e acessível de abordar o tema com crianças pequenas. A equipe da unidade e os profissionais da unidade escolar infantil encenaram a história da joaninha em uma narrativa sensível e envolvente.

“A apresentação ajudou as crianças a compreenderem que as diferenças não nos separam, mas nos tornam únicos e especiais”, destacou Beatriz.

Também participaram da atividade a auxiliar de enfermagem Tauara de Freitas Pantel, a agente comunitária de saúde Viviane dos Santos e alunos do 4º semestre de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi. As crianças colaboraram na confecção do figurino, tornando o momento ainda mais criativo e participativo.

Organizada em parceria com o diretor da escola, Wilson José Chagas, a vivência reforçou o compromisso conjunto das áreas da Saúde e da Educação com o fortalecimento das ações de promoção da saúde e cidadania no território.

O destaque principal da atividade foi o estímulo ao respeito às diferenças e à construção de uma cultura de paz desde a primeira infância — valores essenciais para o desenvolvimento humano e social.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.