A Equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) de Anhumas, sob a coordenação do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Saúde, realizou, na Escola Municipal Maximiano Fermino Gil, testes de Snellen em 131 alunos de 06 à 11 anos de idade, de primeira a quinta série. A ação de saúde ocular foi desenvolvida junto ao Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria de Educação (SME), nos dias 20, 21 e 23 de Fevereiro.
Com o teste rápido, foi possível avaliar as crianças que precisavam ou não de um exame médico completo. Do total, 51 foram encaminhados ao oftalmologista para avaliação, sendo 23 alunos com encaminhamentos prioritários. Oito dessas crianças já estão usando óculos.
“A ação foi de grande importância, porque ajudou alunos e seus professores na relação em sala de aula, com ajustes na dinâmica diária a partir das informações sobre suas condições oculares, com ganho na qualidade do ensino e aprendizado”, disse Anay Ferrer, coordenadora médica da Atenção Básica.
Anay disse ainda que a iniciativa do PSE e da USF é de extrema importância para a comunidade local, principalmente para as famílias de menor poder aquisitivo, “uma vez que as crianças que apresentaram alterações nunca passaram por consulta oftalmológica”, observou.