A partir de segunda-feira, 10/06, o projeto UPA+Livre da Secretaria de Saúde disponibiliza a população uma unidade exclusiva para atender pacientes com síndromes respiratórias no Tiro de Guerra de Piracicaba, de segunda a domingo, das 7h às 18h, em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde), inicialmente por um período de 60 dias. Nesta mesma unidade, também serão realizados os atendimentos para os pacientes com suspeita de dengue.
A iniciativa acontece, principalmente, pela virada no clima e a previsão de frio mais intenso para as próximas semanas que são condições que favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria Covid-19, o que pode levar a um aumento considerável na procura da população por atendimento médico nas unidades de saúde do município.
Conforme explica Marcelo Pinto de Carvalho, que responde como ordenador de despesas da Secretaria de Saúde, a intenção é atender os pacientes com síndromes respiratórias ou com suspeita para dengue de forma mais rápida, diminuindo a procura destes pacientes pelas UPAs da cidade. “Este espaço está sendo aberto para dar mais vazão aos atendimentos urgentes que chegam em nossas UPAs ao mesmo tempo que daremos maior fluidez no acolhimento dos pacientes com síndromes gripais e dengue nesta unidade”.
A estrutura do UPA+Livre terá capacidade para atender até 250 pessoas por dia – em qualquer faixa etária – com funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 18h, na quadra poliesportiva do Tiro de Guerra de Piracicaba, no Bairro Morumbi, a partir do dia 10/06. A unidade tem salas de espera, acolhimento, triagem, coleta para testes rápidos, exames de laboratório, hidratação, soro, medicação, além de três consultórios médicos. “Estamos nos antecipando, conforme dados do Centro de Vigilância em Saúde, a Cevisa, a um possível aumento de procura nas UPAs e UBSs devido ao clima mais frio e maior circulação dos vírus respiratórios. Assim, pedimos a população que está com sintomas de gripe, resfriado, Covid-19 e, até dengue, que procurem esta unidade para receber seu atendimento”, reforçou Carvalho ao lembrar que, em casos que sejam avaliados de maior risco pelos médicos da nova unidade, os pacientes serão encaminhados para uma unidade de pronto atendimento.
“Além disso, teremos orientação com informações deste serviço nas unidades de saúde dos bairros, para que o cidadão tenha um acompanhamento permanente direto na sua unidade de saúde de referência, desta forma, alinhando para um tratamento preventivo e não de emergência”, completou Carvalho.
SERVIÇO – Projeto UPA+Livre. A partir de 10/06, de segunda a domingo, das 7h às 18h, na Quadra Poliesportiva do Tiro de Guerra de Piracicaba, rua Anhanguera, 362, Bairro Morumbi. Exclusivo para atendimentos de pacientes com síndromes respiratórias ou com suspeita para dengue.