UPA Vila Cristina se torna ‘ponto Estratégico’ para aplicação de soro antiescorpiônico
Desde o mês de maio/20, a nova UPA Vila Cristina passou a ser um Ponto Estratégico (PE) para atendimento às vitimas de acidentes graves por escorpião, após desenvolvimento do Plano Regional de Ação elaborado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) X e Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 14). Desta forma, o município passa a contar com dois locais para atendimento, já que Santa Casa de Misericórdia também realiza a aplicação de soro antiescorpiônico.
As crianças de 0 a 10 anos compõem o grupo de maior risco no acidente escorpiônico e devem ser encaminhadas diretamente para a Santa Casa de Misericórdia ou UPA Vila Cristina. Já os munícipes adultos vítimas de picada de escorpião deverão passar pelas UPAs (Vila Rezende, Vila Sônia e Piracicamirim – essa última,no momento, atende apenas pacientes com síndrome respiratória) para o primeiro atendimento. Os casos classificados como moderado e grave serão encaminhados para um dos “PE” – UPA Vila Cristina ou Santa Casa.
O documento informa ainda que a “a grande maioria dos acidentes são classificados como leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Em 2019, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, registrou 588 acidentes com escorpião no primeiro semestre (janeiro a junho).
Confira algumas dicas para prevenção de acidentes com escorpião:
– Telar ralos nas áreas internas e externas; – Controlar a presença de baratas e outros insetos; – Vedar todas as frestas existentes na residência (muros, paredes, janelas, soleiras das portas e piso); – Acondicionar bem os alimentos e lixo; – Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação; – Providenciar limpeza de terrenos, quintais, porões e jardins; – Recompor tampas de caixas de gordura e de passagem; – Limpar e organizar depósito de materiais; – Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados; – Vistoriar roupas, calçados e toalhas antes de usar.
Em caso de acidente, procure atendimento médico imediatamente. A UPA da Vila Cristina fica na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no bairro Jaraguá.

A UPA da Vila Cristina fica na rua Dona Anésia, no bairro Jaraguá
