Portal do Município de Piracicaba

UPA Vila Cristina integra projeto nacional de boas práticas em cardiologia

Unidade capacita equipe por meio de treinamento contínuo com profissionais do Hospital do Coração (Hcor-Sírio) e Hospital Beneficência Portuguesa

Por CCS / Publicado em 11/12/2023
Tempo de leitura: 6 minutos.
servidores da UPA posam para foto ao lado do novo aparelho recebido junto ao projeto de boas práticas
Capacitação na UPA Vila Cristina acontece ao longo deste mês

Com a intenção de qualificar os profissionais de saúde nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e aprimorar o atendimento à população, a UPA Vila Cristina se inscreveu e foi aprovada para participar do projeto Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, realizado pelo Hospital do Coração (Hcor-Sírio) e do Hospital Beneficência Portuguesa (BP) e Ministério da Saúde, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Mahatma Gandhi, atual gestora da unidade em Piracicaba.

O projeto Boas Práticas visa qualificar em serviço os profissionais de saúde nas UPAs, fortalecendo as boas práticas no manejo clínico de pacientes na linha de atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares por meio do monitoramento do uso de repositório de trocas de informações eletrocardiográficas, desenvolvimento profissional e implementação de diretrizes assistenciais em Síndrome Coronariana Aguda (SCA).

As ações de capacitação acontecerão durante o mês de dezembro e são voltadas aos profissionais vinculados à UPA Vila Cristina. No primeiro encontro, realizado em 29/11, a unidade recebeu um equipamento de eletrocardiograma com carro de suporte, notebook e trava de segurança para utilização na UPA, além disso, parte dos colaboradores da OSS já passaram por um primeiro treinamento presencial sobre cardiologia com equipe do Hcor e do BP.

“A participação de Piracicaba no projeto faz parte do plano de ação da Prefeitura de Piracicaba para melhoria constante na prestação de serviço e atendimento aos usuários da rede pública de Saúde. Neste caso queremos qualificar ainda mais o manejo na atenção às urgências cardiovasculares, por meio da produção de laudos médicos de eletrocardiogramas, 24h por dia, e apoio diagnóstico nos casos de protocolo IAMCSST (Infarto do Miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST) e Arritmias”, destacou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o projeto Boas Práticas contempla as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e atua na realização de laudos qualificados de ECG, analisados 24h por dia e em até 10 minutos a partir de seu recebimento, apoio à decisão clínica por meio da segunda opinião médica para os casos sugestivos de Infarto Agudo do Miocárdio e Arritmias, avaliação de desfecho clínico após 48 horas da realização do exame, bem como na qualificação profissional e melhoria dos processos assistenciais por meio das Sessões de Aprendizagem Virtual e Implementação das Diretrizes Assistenciais em Cardiologia.

EFETIVIDADE – Para garantir que haja uma aplicação adequada das técnicas e tecnologias voltadas à redução de mortes evitáveis e manejo seguro do paciente, a iniciativa vai trabalhar neste mês em Piracicaba no desenvolvimento profissional por meio de curso (EaD) para que os profissionais sejam capazes de realizar e interpretar ECG; identificar pacientes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC); atender corretamente pacientes em parada cardiorrespiratória (PCR), arritmias cardíacas e SCA; conhecer e atuar em acordo ao protocolo de dor torácica.

Outro ponto é dar apoio à decisão clínica e monitoramento das urgências cardiovasculares com uso de ferramentas conectadas e interativas em todas as UPAs. Para isso, a UPA Vila Cristina recebeu aparelho para a realização de eletrocardiograma (ECG), bem como a capacitação da equipe para manuseio da equipe e a prestação do serviço de laudo por médicos do Hcor, responsáveis por apoiar os médicos das UPAs em discussões de casos e na tomada de decisão clínica via teleconsultoria.

CARDIOPATIAS – O Ministério da Saúde reforça que as doenças cardiovasculares são consideradas, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte em todo o mundo. Entre as doenças cardíacas mais comuns, destaca-se o infarto agudo do miocárdio (IAM), diminuição ou interrupção da passagem de sangue para o coração, de forma súbita, responsável por ocasionar cerca de 360 mil mortes anuais somente no Brasil.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.