UPA Piracicamirim recebe ação de humanização com apresentação musical
Iniciativa proporcionou momentos de acolhimento e tranquilidade a pacientes internados

Por volta das 9h30 de ontem, domingo,18/01, o corredor do anexo da UPA Piracicamirim ganhou um som diferente. Os cânticos entoados por três vozes e três violinos do Darpe (Departamento de Assistência Religiosa para Evangelização), da Congregação Cristã no Brasil do Parque Taquaral, despertaram emoção, calma e sensação de paz entre pacientes e profissionais de saúde.

“Acalenta o coração de quem precisa. Percebi até mudança no semblante de alguns pacientes. Achei muito lindo”, relatou Ilda Spinosa, que acompanhava a mãe, Evany, internada há quatro dias para tratamento de pneumonia. “Ajuda a melhorar”, completou a paciente.

A ação também foi aprovada por Luiz Antonio de Lara, que acompanha a mãe, Áurea, de 82 anos, internada há oito dias. “Uma ótima iniciativa, que transmite muita paz”, afirmou.

“Parabéns pela iniciativa”, disse Daniel Cruz, que acompanhava a avó Maria, de 93 anos, internada há seis dias para tratamento de infecção urinária e pulmonar.
“Traz uma alegria”, resumiu Joana Alcarde, de 75 anos, internada há uma semana para tratar uma pneumonia.
O grupo é formado por Adriana Sobral, Ana Lúcia Rodrigues, Débora Oliveira, José Delphino Neto, Kleber Nardo e Marcelino Sousa, sob coordenação de Jair Correa, e realiza apresentações semelhantes em hospitais, clínicas, casas de repouso e presídios.
Foi a primeira vez que o anexo da UPA Piracicamirim recebeu esse tipo de apresentação, e a avaliação foi muito positiva. Para a gerente de Planejamento Estratégico do Serviço de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Freitas, a iniciativa contribui diretamente para o cuidado humanizado.
“A música tem um impacto muito positivo no ambiente hospitalar. Ela acolhe, traz conforto emocional aos pacientes e familiares e também contribui para o bem-estar dos profissionais. São ações simples, mas que fazem grande diferença no processo de cuidado”, destacou.
O anexo da UPA Piracicamirim é uma unidade de internação 24 horas, com 24 vagas destinadas não apenas a pacientes da própria unidade, mas também das UPAs Vila Rezende, Vila Sônia e Vila Cristina.
