Servidora da UPA Piracicamirim orienta a paciente na hora de utilização do novo modelo de distribuição de senhas para atendimento
Servidora da UPA Piracicamirim orienta a paciente na hora de utilização do novo modelo de distribuição de senhas para atendimento

A Prefeitura de Piracicaba segue com ações para a informatização, modernização e digitalização do sistema municipal de Saúde. Desde segunda-feira, dia 29/01, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim começou o processo de implementação do novo software SISS Saúde já ligado às informações do cartão Pira Cidadão, que está substituindo o cartão azul do SUS municipal. Na manhã de hoje, quinta-feira, 01/02, o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, e coordenadores de departamentos, fizeram visita a unidade para acompanhar o treinamento das equipes. As unidades já receberam novos computadores e impressoras, painéis e totem para distribuição de senhas para triagem e atendimento médico.

Na área de urgência e emergência já atendem com o novo sistema a COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) e as UPAs Vila Sônia e Vila Cristina, sob gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Mahatma Gandhi. A partir do próximo mês, o treinamento acontecerá com os servidores do Anexo a UPA Piracicamirim.

Diferente da atenção básica, chamada por senhas nas UPAs seguem protocolos internacionais de prioridade para atendimento dos pacientes
Diferente da atenção básica, chamada por senhas nas UPAs seguem protocolos internacionais de prioridade para atendimento dos pacientes

A Superintendência de Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde reforça que, com esta implementação, o atendimento nas suas unidades será exclusivamente regido pela classificação de riscos baseado no Protocolo de Manchester – preconizado pelo Ministério da Saúde –, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul), onde a cor vermelha representa os casos mais graves e a azul, os mais leves e não prioritários. “Isso é importante para conseguir atender aos casos mais urgentes, uma vez que cerca de 80% do nosso atendimento é azul, ou seja, sem risco”, destacou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior.

Leonilda Potechi, de 66 anos, esteve nesta manhã na unidade como acompanhante de sua irmã, Maria Juraci Potechi, de 73 anos, e aprovou a instalação do novo sistema. “O atendimento fica bem ágil. O da minha irmã foi super-rápido. Chegamos e uma funcionária da Prefeitura nos ajudou a pegar a senha neste painel novo e logo ouvi o nome da minha irmã sendo chamado pelos novos painéis. Está igualzinho quando nós tínhamos um plano de saúde privado, isso se não estiver até melhor”, disse.

O chefe da pasta também reforçou que, devido à mudança para os novos programas, inicialmente, o atendimento pode ser menos célere. “Essa alteração, no início, pode trazer certa lentidão do sistema e devido à pouca prática dos servidores com essa novidade. Apesar disso, acreditamos que até o final do próximo mês tudo já esteja implementado e funcionando de forma a agilizar e facilitar o atendimento à população”, completou Muzilli Júnior.

Muzilli Júnior, ao centro, conversa sobre o monitoramento em tempo real do paciente dentro da UPA
Muzilli Júnior, ao centro, conversa sobre o monitoramento em tempo real do paciente dentro da UPA

PIRA CIDADÃO – A Prefeitura de Piracicaba lembra que, para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a SMS disponibiliza pontos fixos para cadastramento: no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h; e na sede do Cartão Pira Cidadão à travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, o contato é (19) 9.9458-3813.