O Centro Cultural da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) abriu no último dia 05 a exposição “Este Salão é uma piada!”, com produções gráficas que estiveram presentes em edições anteriores do Salão Interncional de Humor de Piracicaba. A cidade mineira é a primeira do Estado a receber uma exposição exclusiva do Salão, que neste ano chega a sua 44ª edição. A mostra reúne os melhores cartuns, charges, caricaturas e tiras participantes das últimas 40 edições do evento, contando com trabalhos produzidos por desenhistas nacionais e internacionais.

A iniciativa partiu de uma visita do professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e atual presidente da AHA (Associação de Amigos do Salão de Humor de Piracicaba), Adolpho Queiroz. “Participei de uma defesa de tese de mestrado de uma aluna do programa de pós-graduação em Letras da UFSJ, Camila Lellis, que falava sobre a exposição Lápis, Batom & TPM. Posteriormente, em contato com a direção da Universidade, falei do Salão Internacional de Humor, o que despertou o interesse daquela Instituição em abrigar uma exposição. É uma boa oportunidade para mostrarmos nosso Salão de Humor para um Estado e uma cidade com um vigor cultural muito grande como é São João del-Rei”, disse Queiroz.

Do Facebook para a exposição

Um dos primeiros grupos a visitar a exposição na instituição mineira foi composta por alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João dos Santos, sediada naquela cidade. “Acho muito importante esses ambientes porque sempre vemos charges na internet e no Facebook, sempre sozinhos. Aqui podemos debater, pensar em grupo e procurar soluções para a sociedade, mesmo que pequenas”, comentou o aluno Fábio Lima, 13, do 1º ano do ensino médio. “Estar nesses espaços é mais do que essencial, uma vez que aborda assuntos como ditadura, opressão e questões sociais, temas expressos nos cartuns e dentro das salas de aula, servindo como complemento do ensino e exercício da criticidade entre os alunos, dentro e fora da sala de aula”, comentou a professora de História da escola, Maria Cristina Lelis Itaborahi, que acompanhava os alunos.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é organizado pelo Cedhu (Centro Nacional de Documentação e Pesquisa do Humor Gráfico de Piracicaba), órgão mantido pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A exposição fica que fica aberta até 21 de maio, com entrada gratuita.