Com objetivo de proporcionar aquele sorriso nos pequenos após a vacinação contra a Covid-19, durante essa semana a USF Santa Rita-Avencas incentivou que os pais registrassem esse momento, montando um painel colorido para foto na entrada da unidade. Já na USF Jaraguá II, além do local para fotos, as crianças estão recebendo um 'selo de coragem' após vacinar. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vacina as crianças de cinco a 11 anos desde o dia 19/01, por meio de agendamento no site VacinaPira, no qual há vagas disponíveis para esse grupo. A vacinação das crianças ocorre em horário especial, separada da vacinação dos adolescentes e adultos.

USF Jaraguá II está distribuindo 'selo de coragem' às crianças

A enfermeira responsável pela USF Santa Rita-Avencas, Juliana Luzia Grosso Firmino, conta que, ao saber que a unidade realizaria a vacinação das crianças, a equipe se motivou e pensou em realizar alguma ação para atrair esse público e diminuir o estresse, uma vez que a agulha pode assustar ainda várias crianças.

“A equipe teve a iniciativa de montar um arco e um painel para que as crianças fizessem fotos. Tanto as crianças quanto os pais gostaram muito, saem elogiando a iniciativa”, conta Juliana. “Praticamente todas as crianças tiraram fotos ali. Às vezes saem chorando um pouquinho da sala de vacinação, mas na hora que falamos ‘vamos tirar uma foto?’ a criança abre aquele sorriso, mesmo que com o olhinho cheio de lágrimas”, comenta a enfermeira.

Unidade Santa Rita-Avencas ganhou um painel colorido para as crianças tirarem fotos | Foto: Rosa Cardoso/CCS

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Piracicaba vacinou com a 1ª dose 9.019 crianças, o que significa aproximadamente 25% do total da população estimada na faixa etária de cinco a 11 anos. A expectativa é que aproximadamente 35 mil crianças sejam vacinadas e a Prefeitura tem disponibilizado novas vagas no VacinaPira toda semana.

A técnica em enfermagem e mãe de Lorenzo, de 7 anos, Arele Caroline do Nascimento aproveitou o painel na USF Santa Rita-Avencas para registrar a felicidade do filho após a vacinação. Ela conta que Lorenzo estava ansioso para tomar a 1ª dose, já que toda a família já foi vacinada, e que está mais tranquila agora para que ele volte à rotina escolar. “Faltava essa faixa etária, agora estou mais tranquila”, conta Arele.

Lorenzo, de 7 anos, tomou a vacina ontemna quarta-feira, 09-02 | Foto: Rosa Cardoso

Rafael da Silva Melo, também de 7 anos, contou que gostou de tirar foto com a carteirinha de vacinação no painel. O pai, José Daniel Pereira, consultor na construção civil, afirma que fez questão de levar o filho vacinar. “É a melhor coisa para ele não ter essa doença, para estar mais protegido”, finaliza Pereira.

Rafael aproveitou para registrar o momento da vacinação | Foto: Rosa Cardoso/CCS