Unidades de saúde da Atenção Básica recebem eletrocardiógrafos

24 DE ABRIL DE 2018 • ROMUALDO FILHO

Ontem à tarde (23/04), 14 unidades da Atenção Básica receberam eletrocardiógrafos novos, equipamento médico usado para avaliação cardíaca. A Entrega oficial foi feita pelo secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, acompanhado de vereadores, enfermeiras e técnicas representantes de cada posto de saúde, dividida em 4 blocos.

Os aparelhos foram adquiridos com recurso de emendas parlamentares, conquistadas em 2017, por intermédio dos deputados federais Mendes Thame (PSDB) e Paulo Maluf (PP), sendo R$ 500 mil do primeiro e R$ 400 mil do segundo.

As unidades beneficiadas no dia 23, em dois eventos consecutivos, foram: CRAB Paulista, USF Monte Líbano, USF Tatuapé I, USF Tatuapé II, USF Itapuã II, UBS Esplanada, USF Paineiras, USF São José, UBS Caxambu, USF Astúrias, USF Primeiro de Maio, USF Jardim Oriente, USF Serra Verde e USF Costa Rica.

Hoje foram entregues mais 15 equipamentos, em mais dois eventos, às seguintes unidades: USF Cecap, USF Chapadão 1, USF Santa Rita Avencas, UBS Vila Independência, USF São Francisco, USF Chapadão II, USF Eldorado 1, USF Eldorado II, UBS Algodoal, USF Boa Esperança, USF Bosques do Lenheiros I, USF Saúde em Campo, USF Parque Piracicaba, USF Santa Rosa II e USF Mário Dedini II.

O Secretário de Saúde enfatizou que a secretaria não consegue fazer tudo sozinha, precisa de ajuda e todo recurso financeiro novo é fundamental. “Os recursos do município são escassos e a luta dos vereadores é fundamental na pressão por emendas parlamentares, para que haja avanços, especialmente com a reposição e renovação tecnológica na rede, como é caso desses aparelhos de eletrocardiografia”, enfatizou.

Pedro Mello disse ainda que a população está envelhecendo e que cerca de 20 a 25% dos adultos têm problema cardíaco e precisa desse exame preventivo, fundamental para a prevenção à saúde. “O eletro ajuda também na aplicação da nossa filosofia de descentralizar o atendimento, dando agilidade e autonomia às unidades de saúde”.

O coordenador do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), Moisés Taglieta, também destacou a necessidade da prevenção, “principalmente com o avanço dos problemas cardiovasculares decorrentes do estilo de vida moderno”.

A coordenadora médica da Atenção Básica, Anay Ferrer, viu na união dos vereadores para ajudar a superar o problema um grande avanço no trabalho do Legislativo. “Os vereadores se sensibilizaram e procuraram alternativas que resultaram nas emendas parlamentares. Assim, ajudaram imensamente o governo municipal e na melhoria do sistema público de saúde”.

O argumento de Anay foi seguido pelo do vereador Pedro Kawai, que destacou o fato de o equipamento novo reduzir a pressão sobre a equipe da unidade de saúde. “Sabemos da cobrança sobre os funcionários da Atenção Básica no dia a dia. Sem o equipamento e tendo de enviar o paciente a outras unidades para realizar esse exame, a dificuldade só aumenta. Sendo assim, o eletrocardiógrafo traz mais tranquilidade no trabalho de vocês” concluiu.

Disse ainda que a conquista é resultado da junção e forças, envolvendo a secretaria de Saúde, a câmara de vereadores, o Conselho Municipal de Saúde e os deputados responsáveis pelas emendas. “Temos de enaltecer essa união no sentido de resolver os problemas. Não podemos desistir de melhorar sempre”.

A enfermeira da USF Balbo, Cláudia Aparecida Santana do Livramento, destacou a importância do equipamento em situações de emergência, com pacientes que precisam de atendimento rápido. “Percebendo a gravidade do caso, fazemos o exame e já encaminhamos o paciente pelo SAMU com o laudo, apontando a necessidade da internação. Isso salva vidas com certeza”.

O vereador Gilmar Rotta falou no CRAB Paulista sobre a satisfação pela conquista, porque o número de pessoas cadastradas no posto de saúde do bairro cresce diariamente “e o eletrocardiógrafo também é muito importante para o exame preventivo, proporcionando um atendimento de qualidade à população”, disse.

Marcos Abdala observou que com o equipamento em cada unidade o paciente não precisa mais se deslocar para fazer o exame, como estava acontecendo. “Em se tratando de saúde, o tempo é muito precioso. Por isso entendo que equipar todas as unidades da rede com o eletrocardiógrafo é um grande avanço para a saúde pública de Piracicaba”.

A opinião de Abdala foi exemplificada pela enfermeira da USF Santa Rita Avencas, Juliana Luzia Grosso Firmino. “O equipamento foi um presente valioso para nós. Porque nosso pacientes precisavam sair do bairro e vir até o CRAB Cecap para fazer o exame. Tinha de pegar ônibus e faltava o dinheiro para o transporte. Acabava vindo à pé. Agora, em 3 segundo temos o exame na mão. O equipamento só falta falar”.

Na UBS Caxambu, o vereador Ronaldo Moschini recordou sua ação para que todas as unidades de saúde da rede tivessem o equipamento, fazendo solicitações e requerimentos. “O Secretário Pedro Mello entendeu a importância da nossa demanda e resolveu o problema. Trata-se de um eletrocardiógrafo de última geração, que já nos dá o laudo. Isso facilita a vida do médico e dá mais qualidade ao atendimento, proporcionando um melhor serviço à população”.

O vereador Lair Braga também seguiu esta mesma linha, que foi enfatizada pelo vereador Dirceu. “Tudo isso só demonstra o bom trabalho que Pedro Mello tem desenvolvido. A cidade toda sai ganhando”. Lair destacou ainda a importância do vereador Capitão Gomes nessa luta, ao reivindicar emenda parlamentar com Paulo Maluf, deputado federal do seu partido. “Capitão Gomes tem boa parcela de responsabilidade por este sucesso.

Milton Costa, presidente do Conselho Municipal de Saúde, esteve na entrega do CRAB Cecap e apontou os avanços no trabalho do conselho para que os usuários da rede de Atenção Básica compreendessem sua própria importância para que o sistema público de saúde funcione bem. “Depois de um longo trabalho, hoje as pessoas sabem que não adianta só reclamar. Cada um tem de fazer sua parte. Esse é o mote da campanha que desenvolvemos: Quem usa cuida”.