Portal do Município de Piracicaba

Unidades de saúde começam a receber vacina contra o vírus sincicial respiratório

Imunizante é destinado a todas as gestantes a partir das 28 semanas de gestação

Por CCS / Publicado em 09/12/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

As salas de vacina da rede municipal de saúde começaram a receber nesta terça-feira, 9/12, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Até amanhã, 10/12, todas as unidades terão recebido o imunizante.

A imagem mostra uma caixa de papelão aberta, revelando várias caixas de um medicamento. Uma das caixas está em destaque, mostrando claramente o rótulo com o nome "vacina vírus sincicial respiratório A e B (recombinante)". A embalagem indica que a dose é de 120 mcg, é uma dose única, para solução injetável, administrada por via intramuscular, destinada a uso adulto e restrita a estabelecimentos de saúde. A caixa contém 10 frascos-ampola com diluente. A embalagem também exibe o logo do Ministério da Saúde do Brasil e a sigla SUS. Ao fundo, embaçadas, podem ser vistas prateleiras de um armazém com caixas de outros produtos, sugerindo que se trata de um local de armazenamento ou distribuição.
A vacina contra o vírus sincicial respiratório é destinada a todas as gestantes a partir de 28 semanas de gestação

O VSR é a principal causa de infecções respiratórias graves em bebês pequenos. Em 2024, o Estado registrou 6.219 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por VSR. Em Piracicaba, de 01/01 até o dia 25/11 foram registrados 152 casos, sendo 110 em crianças menores de um ano.

As salas de vacina funcionam em todas as unidades de saúde de Atenção Básica do município, UBSs e USFs (exceto UBS Paulista), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, além do horário estendido – das 17h às 20h – na UBS Centro (avenida França, 227, Jardim Europa).

Um homem está segurando um cartão de registro de vacinação e uma caixa térmica azul. Ele está vestindo uma camiseta polo azul e jeans, além de óculos. O cartão de vacinação é da "Unidade de Saúde: VILA CRISTINA" e mostra detalhes sobre uma vacina da Pfizer administrada em "31.03.27". Ao fundo, há um cartaz intitulado "Calendário de vacinação para o estado de São Paulo". A caixa térmica parece ser da marca Coleman.
Vacina entregue na Unidade de Saúde do Vila Cristina nesta segunda-feira

A vacina é destinada a todas as gestantes a partir de 28 semanas de gestação, aplicada em dose única a cada gestação, conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações. A população estimada de gestantes no município é de 4.817 e a meta é que, pelo menos, 80% das gestantes recebam o imunizante.

A vacinação durante a gestação estimula a produção de anticorpos que são transferidos para o bebê ainda no útero, oferecendo proteção nos primeiros seis meses de vida, período em que há maior risco de quadros graves de bronquiolite e pneumonia.

Para receber o imunizante, a gestante deve apresentar documento com foto e o registro do pré-natal. A vacina pode ser aplicada no mesmo dia de outros imunizantes recomendados na gestação, como influenza, Covid-19 e dTpa, sem prejuízo à segurança ou à eficácia.

A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica norte-americana Pfizer, para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, que distribuiu 1,8 milhão de doses.  


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.