Portal do Município de Piracicaba

Unidade de Grãos Coplacana comemora uma década

Por Comunicação Social / Publicado em 06/07/2017
Tempo de leitura: 6 minutos.

A Unidade de Grãos Coplacana, que engloba ainda o confinamento de gado, conhecido como "boitel", comemora neste mês de julho 10 anos de atividade. A data foi lembrada durante coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira, 6/07, que contou com as presenças do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Waldemar Gimenez, representando o prefeito Barjas Negri, do presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, do presidente da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), José Coral, produtores, pecuaristas e cooperados.

Localizada na região do bairro Taquaral, a unidade inaugurada em 2007 tem capacidade para armazenar 400 mil sacas de soja e 225 mil sacas de milho. O confinamento já recebeu cerca de 25 mil cabeças de gado, trazidas por 150 produtores. Hoje estão confinados 2.051 animais de 22 produtores.

O secretário Waldemar Gimenez afirma que o aspecto mais importante da unidade é a diversificação da cultura, hoje concentrada na cana-de-açúcar, dando alternativas a mais para os produtores. "A região sai ganhando com este empreendimento. A Cooperativa sem dúvida, é um elo vital para o desenvolvimento econômico e social do município, principalmente na geração de emprego e renda", disse. Gimenez ainda ressaltou a importância de se valorizar e lembrar da atuação dos agricultores que, apesar das dificuldades, desenvolvem trabalho importante. De acordo com ele, a Sema procura incentivar a atuação do homem no campo, seja apoiando iniciativas que melhorem a qualidade de vida, como as hortas comunitárias ou investindo nas reformas e construções de varejões e nas estradas e pontes rurais para escoar melhor a produção.

Klever Coral, superintendente da unidade, explicou que o empreendimento surgiu para suprir uma necessidade do mercado e uma nova oportunidade de negócio para os produtores agrícolas e pecuaristas, que na época tinham somente a cana-de-açúcar como principal fonte de renda.

De acordo com Klever, a Unidade de Grãos foi inaugurada com a capacidade de recepção de 100 mil sacas de soja/ano e já no primeiro ano aumentou para 80 mil sacas/ano. "Com o passar do tempo as necessidades de ampliações apareceram e foram sendo construídos mais silos, adquirindo equipamentos, e hoje a unidade tem capacidade de armazenagem de soja estática de 400 mil sacas. Neste ano de 2017 foram recebidas 600 mil sacas de soja e está previsto, com a segunda safra de milho, uma recepção em torno de 450 mil sacas de milho/ano".

Nesses 10 anos, ressalta Klever, as principais conquistas foram com o desenvolvimento das culturas em nossa região, com ganhos anuais de produtividade, o que agregou valor as áreas de produção devido a intensificação das lavouras, a criação de uma sistema de comercialização forte e justo, além de uma efetividade de novos negócios dentro da Coplacana em diversos departamentos, seja na Unidade de Grãos, venda de insumos agrícolas, máquinas e assistência técnica.

BOITEL – Considerado uma espécie de hotel só para bois, o Confinamento é uma boa alternativa para os pequenos e médios pecuaristas enfrentarem o período da escassez de pastagem – que vai de julho a outubro. Em média, eles permanecem no espaço entre 90 a 150 dias, com um ganho de peso médio de 1,2 a 1,4 quilo por dia.

A equipe de confinamento da Coplacana é treinada e preparada para dar atenção a cada detalhe do animal. Lá, o tratamento é de cinco estrelas e o gado come o dia inteiro, para ganhar peso, e é acompanhado por uma equipe de veterinários de plantão. O preço da diária de cada cabeça pode variar de R$ 6,10 a R$ 15,30, dependendo do peso de entrada do animal. Com a vantagem de o cooperado pagar, com um prazo de até 30 dias, após a retirada dos animais.

Klever Coral explica que o objetivo do confinamento de gado também é permitir que os cooperados diversifiquem suas atividades e possam utilizar a pecuária intensiva. "O boitel requer pouco investimento por parte dos cooperados, uma vez que enquanto o boi engorda na fazenda vizinha, ele pode explorar em sua propriedade outras atividades paralelas, como a pecuária leiteira, o milho e a soja", explicou.

No sistema do boitel, o rebanho é bem diversificado, há animais de diversas raças e cruzamentos. O confinamento utiliza como técnica o sistema intensivo de alto grão, ou seja, maior quantidade de ingredientes na mistura total da ração é feita com cereais e com isso é possível obter resultados. A mistura é feita com vários alimentos, entre eles, milho, farelo, resíduos da agroindústria, como a polpa cítrica e o bagaço da cana-de-açúcar.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.