O evento Uma Noite no Engenho, que na noite da última sexta-feira, 16/12, celebrou a realização em 2022 das duas primeiras edições do Uma Noite no Mirante, reuniu cerca de 800 pessoas no pátio em frente ao palco externo do Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. O evento gratuito, que contou com show da Banda Opus, foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e da Administração do Engenho.
Uma Noite no Engenho teve atrações circenses Quem compareceu ao Uma Noite no Engenho, que integra as ações de revitalização do Engenho Central, também pode visitar a feira de artesanato, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), montada no Armazém 14. O evento ainda teve atrações circenses e uma praça de food trucks. O ápice da noite foi o aguardado show da Banda Opus no palco externo do Teatro Erotídes de Campos, presente em eventos de Piracicaba desde 1974, que tocou repertório de flashbacks, passando pelas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990, até aos dias atuais.
Banda Opus tocou repertório de flashbacks e de músicas atuais Pedro Maurano, diretor do Museu da Imagem e Som de Piracicaba (Misp) e que ajudou na produção do evento, fala do caráter comemorativo. Uma Noite no Engenho aconteceu em um processo de comemoração do Uma Noite no Mirante, que teve duas apresentações neste ano. "Foi nestas realizações que percebemos a comoção da população em relação a eventos gratuitos que envolvem música, gastronomia, pequenas feiras de artesanato e espaço para crianças, ainda mais em um local turístico e característico de Piracicaba, seja o Parque do Mirante, seja o Engenho Central. Sem dúvida teremos mais eventos como o Uma Noite no Engenho em 2023", conta Maurano.
Paulo Roberto Borges, Jane Franco Oliveira, Andrea de Almeida, Antônio Domingos Padovan, Álvaro Saviani, Euclídea Fioravante e Luciano Almeida
Estiveram presentes no evento o prefeito Luciano Almeida, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fuusp) Andréa Almeida, Hermes Balbino (secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e interino da Ação Cultural), Paulo Roberto Borges (secretário municipal de Transportes Internos), Jane Franco Oliveira (secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Antônio Domingos Padovan (administrador do Engenho Central), Euclidia Fioravante (secretária municipal de Assistência e de Desenvolvimento Social), entre outras autoridades.