A secretária Angela entre a equipe de professores do Curso e a assessora pedagógica da SME Teresinha Finguerut

Quatro anos de planejamento e execução. Cento e vinte professores formados. Mais de 2.200 crianças diretamente envolvidas nas escolas. Esses são alguns números que integram o curso interdisciplinar de formação continuada para professores de Ensino Fundamental I da rede pública municipal de Piracicaba. O projeto de extensão foi realizado entre 2013 e 2016, por meio de convênio entre a UFSCar e a Secretaria Municipal de Educação. E buscando resguardar a memória e prestar contas à sociedade dos resultados alcançados ao longo de todo o trabalho, o livro “Vivências na Formação de Professores do Ensino Fundamental I” (Editora Cidade), que é parte da programação dos 250 anos de Piracicaba, foi lançado ontem, dia 16/08, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Alexandre Cavagis, em suas 204 páginas, o livro conta a história do projeto e descreve as inúmeras vivências, que envolveram gestores, professores, crianças, escolas e comunidade em atividades teóricas e práticas de astronomia, química, física, matemática e biologia. “Foi um trabalho pioneiro na cidade, avaliado muito positivamente, em que conseguimos harmonizar esforços públicos (federal, municipal e estadual) e privados, visando a capacitar professores de Ensino Fundamental I, sobretudo para o ensino de ciências e matemática”, comenta Cavagis, que é docente do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) do campus Sorocaba da UFSCar.

Segundo o coordenador, foi possível concluir um ciclo – desde a concepção do curso, seu planejamento, sua aplicação, até a avaliação dos professores e apresentação pública dos resultados – no final de 2016. “Conseguimos formar 120 professores, com condições de proporcionar uma alfabetização científica precoce às crianças, o que é essencial ao desenvolvimento do nosso país, que já carece bastante de recursos humanos qualificados em diversas áreas científicas e tecnológicas. Além disso, o saber científico é fundamental ao pleno desenvolvimento da cidadania e estudos apontam que muitos professores do Ensino Fundamental I têm insegurança de trabalhar ciências e aprofundar matemática em sala de aula, devido a uma formação inicial considerada, por eles próprios, deficitária nessas áreas”, explica.

A secretária de Educação Angela Corrêa, afirma que não é fácil estudar trabalhando, mas é algo que precisa ser feito. “A educação é permanente. O conhecimento avança e a gente tem de estar sempre correndo atrás. Quando investimos em um curso como este é porque estamos fazendo algo um pouco diferente do que a maioria faz neste país, que só diz que vai fazer e não põem a mão na massa”, defende

CURSO – Após ouvir professores, coordenadores, supervisores de ensino e gestores educacionais, durante um ano e meio de planejamento, com participação ativa da secretária de Educação Angela Corrêa, as aulas começaram em março de 2015. Entre as atividades de campo, os professores participaram de um curso de astronomia no Centro de Estudos do Universo, em Brotas, incluindo sessão de observação noturna em telescópios e visitaram a SABINA – Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, onde conheceram mais de 150 experimentos nas áreas de astronomia, química, física, biologia e matemática.

Na ETEC, Fernando Febeliano da Costa (Fundação Paula Souza), realizaram oficinas práticas de ciências, nas quais aprenderam a desenvolver experimentos com materiais didáticos acessíveis e de baixo custo. Em uma etapa seguinte, planejaram e realizaram diversas atividades nas escolas municipais, envolvendo mais de 2.200 crianças na faixa etária entre 7 e 10 anos, também contribuindo para a divulgação científica, uma vez que as feiras de Ciências contaram com grande participação da comunidade.

Devido os resultados obtidos no projeto, há expectativas de renovar o convênio com a Prefeitura de Piracicaba para o triênio 2018-2020, com a perspectiva de capacitar mais 180 educadores da rede pública municipal para o ensino de ciências da natureza e matemática.