A partir desta quarta-feira (11/04), a UBS Independência volta a aplicar vacina contra febre amarela. O atendimento para imunização será de 2ª a 6ª feira, das 8h à 11 horas. A mudança foi possível porque a emissão do Certificado Internacional da vacina contra febre amarela deixou de ser na unidade e foi transferida para o PoupaTempo Municipal. Agora são 22 unidades espalhadas pelo muncípio que oferecem o serviço.

Seguem informações sobre quem precisa tomar a vacina contra Febre Amarela: 1. Pessoas que moram na zona rural de Piracicaba ou se deslocam com frequência para essa área; 2. Quem vai viajar para as cidades que estão nas áreas endêmicas, ou ainda, quem vai fazer viagem internacional, para países que exigem a vacina. 2. Vale observar que a vacina precisa ser tomada dez dias antes da viagem, tempo necessário para a imunização.

Quem pode tomar a vacina? 1. Bebês, após os 9 meses e pessoas até os 60 anos podem ser vacinadas. 2. A pessoa a partir dos 60 anos que tenha boa saúde, não tenha sido vacinada, e, precise viajar para uma zona de perigo, poderá tomar a vacina. Entretanto, é preciso antes de qualquer decisão, procurar um médico, pois ele poderá esclarecer qualquer dúvida e avaliar o paciente. 3. As crianças que foram vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba ou catapora, devem aguardar um período de 4 semanas para tomar a vacina contra a febre amarela, pois as doenças citadas acima são de vírus atenuados e vivos.

Quem não pode tomar a vacina? 1. A vacina é proibida para bebês com menos de 6 meses, o único meio de protegê-los é através de mosqueteiros. Também recomenda-se o uso de telas e repelentes de tomadas, porém, é fundamental que essa tomada com o dispositivo esteja com a distância de no mínimo 2 metros do berço. 2. A vacina é contraindicada para dois tipos de mulheres: As gestantes e as que amamentam crianças menores de 6 meses, todavia, sob liberação médica, pode surgir algumas exceções. 3. Existe também contraindicação para aqueles que possuem imunossupressão, causadas por doenças ou medicamentos, e também por alergia à gelatina, proteína do ovo e o antibiótico eritromicina.

(Segue abaixo lista de postos de saúde que aplicam a vacina. As senhas são entregues até meia hora antes de encerrar o tempo estabelecido para o serviço)