A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) terá ampliação de horário de atendimento à população na próxima semana. De 13 a 17/05, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e Caxambu vão disponibilizar o imunizante contra a gripe das 17h às 20h30. Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta a vacina para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade até o próximo dia 31/05, quando está previsto o encerramento da ação nacional de imunização.
Para receber o imunizante, que este ano é trivalente – conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil –, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. Durante a semana, vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade: UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pelo Departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica (VE) de Piracicaba, pede a adesão da população. “A influenza geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas complicações mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até a morte. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para estes quadros mais graves”.
A enfermeira também recomenda que os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais procurem os postos de vacinação. “O imunizante é muito importante para proteger a população e evitar o aumento da incidência da doença na cidade. Por isso, quem não tomou a sua dose, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar”, completou Cibele.
NÚMEROS – De acordo com o SMS a cobertura pode ser considerada baixa. Desde o início da campanha (23/03), até quarta-feira (08/05), foram aplicados 48.041 doses na cidade; entre os grupos prioritários, já foram imunizados: 23.331 idosos (cobertura vacinal de 31,34%); 4.217 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (17,44%); 566 gestantes (15,83%); 42 puerpéras (7,15%); e 3.071 trabalhadores da Saúde (21,47%).