Zélio durante a abertura do 50º Salão de Humor
Zélio, o Pai do Salão, é um dos personagens do documentário

A TV Cultura produziu documentário inédito sobre o Salão Internacional de Humor, que vai ao ar nesta quinta-feira, 14/9, às 23h, pela emissora. Intitulado Piracicaba – Meio Século de Humor, o filme tem uma hora de duração e foi produzido pelo Departamento de Jornalismo para contar a história do mais importante salão de artes gráficas da América Latina, com reportagens de Rodrigo Piscitelli.

A produção do documentário esteve em Piracicaba para resgatar imagens e depoimentos históricos para contar os 50 anos do Salão Internacional e seus principais personagens. Ao longo de meio século, artistas gráficos do mundo inteiro retrataram, com muito bom humor, os momentos mais importantes da história nos mais variados temas, principalmente a política nacional e internacional.

A reportagem conta também um pouco da história de Piracicaba e seu dicionário ‘caipiracicabano’, do rio Piracicaba e do Engenho Central, que já foi um dos mais importantes do país, onde acontece a exposição do Salão, com 318 trabalhos, produzidos por 175 artistas de 30 países. A edição de meio século ainda faz uma homenagem póstuma a Paulo Caruso, chargista do programa Roda Viva, veiculado na emissora.

O documentário cobre, nesta edição de 50 anos, a mostra principal com suas cinco categorias de obras, além de uma geral, chamada Temático, sobre os 50 Anos: Crise da Meia Idade.

Além da reportagem e roteiro de Rodrigo Piscitelli, as imagens do documentário Piracicaba – Meio Século de Humor são de José Antônio de Moraes.

O diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), Junior Kadeshi, aguarda ansioso a estreia do documentário e compartilha a satisfação em fazer parte deste marco. “O Salão Internacional de Humor de Piracicaba permanece, nesses 50 anos, como um baluarte da liberdade de expressão. Quem diria que, 50 anos atrás, um grupo de jovens de uma cidade do interior de São Paulo iria erguer um evento de tamanha relevância mundial, que dura meio século – e caminha para muito mais! É um orgulho fazer parte dessa história tão incrível!”.