A Secretaria Municipal de Saúde segue com as ações para a ampliação da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (EAAB), incentivada pelo Ministério da Saúde em Piracicaba. Para isso, os tutores da EAAB realizarão a Oficina de Trabalho que sensibiliza a equipe para iniciar o processo de implantação nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Desta vez, a capacitação é com as equipes da USF Tatuapé 1, no próximo dia 21/06, das 13h às 17h. Em abril, outras quatro unidades foram treinadas: USFs Costa Rica, Vem Viver, Monte Líbano 2 e Mário Dedini 2.
O ordenador de despesas da Secretaria de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, reforçou que durante a realização da oficina, a unidade precisará permanecer fechada para atendimento. “É uma exigência do Ministério da Saúde que todos os profissionais desta unidade participem da capacitação técnica. Desta forma, as equipes já estão informando a população antecipadamente sobre esta suspensão do atendimento no dia da capacitação, além disso, já estão sendo afixados cartazes informando à comunidade sobre o treinamento”, destacou.
A Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), instituída em setembro de 2013.