A Secretaria Municipal de Saúde segue com as ações para a ampliação da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (EAAB), incentivada pelo Ministério da Saúde em Piracicaba. Para isso, os tutores da EAAB realizarão a Oficina de Trabalho que sensibiliza a equipe para iniciar o processo de implantação em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs).
As datas e horários das capacitações das equipes são as seguintes: USF Eldorado I, dia 08/11, das 13h às 17h, e UBS Independência, dia 25/11, das 7h às 11h. Neste ano, outras seis unidades foram treinadas: USFs Costa Rica, Vem Viver, Monte Líbano 2, Mário Dedini 2, Tatuapé 1, Kobayat Líbano, Bosques do Lenheiro II, Anhumas e Vila Fátima.
O secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, reforça que durante a realização da oficina, as unidades precisarão permanecer fechadas para atendimento. “É uma exigência do Ministério da Saúde que todos os profissionais desta unidade participem da capacitação técnica. Desta forma, as equipes já estão informando a população antecipadamente sobre esta suspensão do atendimento no dia da capacitação, além disso, já estão sendo afixados cartazes informando à comunidade sobre o treinamento”, destacou.
A Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), instituída em setembro de 2013.