A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), está com inscrições abertas para selecionar novos artesãos para a Feira da Rua do Porto. A feira é realizada pelo Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, de responsabilidade do Departamento de Turismo, com o objetivo de divulgar a cultura empreendedora, geração de renda e o fomento do artesanato na cidade. Há duas vagas disponíveis no edital de chamamento e as inscrições podem ser feitas até o dia 21/06.

Artesãos selecionados poderão expor na Feira da Rua do Porto por cinco anos

Podem se inscrever artesãos que comercializem produtos de autoria própria e, preferencialmente, apresentar atributos culturais e naturais referentes à Piracicaba. Não serão aceitos produtos industrializados e/ou feito por terceiros.

Os artesãos serão avaliados em duas etapas. A primeira será a análise do artesanato do candidato, avaliado pelos critérios de cultura popular, tradição, originalidade, criatividade, inovação e qualidade. Na segunda etapa, será preciso enviar um vídeo comprobatório do candidato produzindo o artesanato, e caso não seja suficiente, haverá teste presencial em dia e local determinado pela Secretaria.

Os candidatos selecionados recebem a permissão de uso do espaço público com validade de cinco anos, ou seja, até dia 1º de agosto de 2029. Passado esse tempo, ele poderá participar de outro edital de chamamento e ser selecionado novamente.

Edital de chamamento do Turismo tem duas vagas para a Feira de Artesanato da Rua do Porto

INSCRIÇÕES – As inscrições estão abertas até o dia 21/06 de 2024. Os interessados em participar da seleção devem procurar a sede da Semdettur, localizada na Rua Antônio Correa Barbosa, 2233 – 5º Andar (Centro Cívico), de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 13h, com os seguintes documentos impressos: ficha de inscrição preenchida (disponível com o edital publicado em Diário Oficial); foto do comprovante de residência e documento de identificação com foto; três fotos dos artesanatos e amostra de um dos produtos.

A lista dos selecionados será publicada no dia 22/07 de 2024 no site https://turismopiracicaba.com.br/. Somente poderão participar da feira os artesãos (ãs) aprovados nas duas etapas. Os convocados deverão participar das reuniões com os gestores públicos responsáveis pelo artesanato e seguir as normas do Regulamento do Artesanato em vigor.