Tupi é a terceira região da cidade a receber a OPP (Oficina de Planejamento Participativo) do Programa para Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A oficina acontece amanhã, quarta-feira, 9/08, das 18h às 22h, na sede do Tupi Futebol Clube, que fica na rua Dez de Agosto, 97, e também no dia 15, no mesmo horário e local. A participação é gratuita e interessados podem se inscrever no site turismopiracicaba.com.br.

Imagem de pessoas reunidas conversando sobre assuntos relacionados ao turismo
Primeira OPP realizada em Artemis foi na semana passada


A estreia do Programa para Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba aconteceu em julho, com foco em discussões a respeito do turismo na região da Rua do Porto. Depois, foi a vez de Artemis receber a iniciativa, sendo que a primeira OPP foi realizada na semana passada e a segunda acontece hoje, terça-feira 8/08, das 18h às 22h, na rua Alcindo Blumer, 100. A ação está prevista para ocorrer, ainda, em outros dois polos do município: a colônia tretino-tirolesa formada por Santana e Santa Olímpia e o bairro Monte Alegre. Após a OPP, existirão consultorias individualizadas para os negócios.

Imagem de pessoas sentadas ao redor de uma mesa tratando de assuntos turísticos
Durante Oficina de Planejamento Participativo, participantes trabalham em conjunto


Na Oficina de Planejamento Participativo são abordadas técnicas de elaboração de planejamento e as equipes participantes trabalham em conjunto, de forma consensual, visando tomada de decisões estratégicas para o sucesso do projeto coletivo, envolvendo aspectos financeiros, mercado, marketing, logística e legislação. Ao final da oficina, os participantes têm a base de um projeto participativo focado em resultados, com objetivos, metas e suas corresponsabilidades para uma boa execução do projeto ao qual estão inseridos.

“Essas oficinas são muito válidas para networking e oportunidades de negócios. Os participantes podem aprender como desenvolver e aprimorar o próprio negócio e, partir disso, aumentar o faturamento. Desta forma estamos também qualificando as regiões turísticas do município, visando a melhor experiência de quem já vive aqui ou visita a cidade”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Além das consultorias com atendimento individual e personalizado, o Programa inclui cinco meses de acompanhamento por equipe do Sebrae e reuniões na própria comunidade, com o intuito de colaborar para o progresso dos negócios. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-1174.