Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Três ações marcam Dia D de Combate à Dengue amanhã, sábado, 22/02

Atividades serão arrastão no Cecap e Eldorado, mutirão na Vila Independência e orientação educativa no Terminal Central de Integração

Por CCS / Publicado em 21/02/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
A imagem mostra uma mulher de meia-idade, usando um chapéu de sol branco e uma bolsa vermelha com a inscrição "Agente Comunitário de Saúde", caminhando em um quintal ou área externa. Ela veste uma blusa cinza e jeans. No fundo, há roupas penduradas em um varal, um tanque, uma máquina de lavar e um ambiente que sugere uma área residencial simples. O chão é de terra batida, e o local parece modesto. A iluminação é natural, com sombras que indicam que o sol está incidindo de um lado. A imagem tem tons terrosos e azulados, com contraste entre as roupas escuras e as cores mais claras do ambiente. A composição é focada na mulher, com o fundo um pouco desfocado. Os objetos no fundo parecem estar em uso, indicando uma cena cotidiana.
Nos mutirões da dengue os agentes comunitários observam atentamente se na residência há foco do mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a EPTV Campinas, participará amanhã, sábado, 22/2, do Dia D de combate à dengue, que promove o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As prefeituras que aderem à campanha são incentivadas a desenvolver ações simultâneas de combate ao mosquito.

A Prefeitura de Piracicaba realizará três atividades: arrastão nos bairros Cecap e Eldorado; mutirão na Vila Independência e orientação educativa, no Terminal Central de Integração (TCI), com utilização de carro de som e distribuição de folhetos para o público

O Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) busca fortalecer as orientações à população, intensificando ações de combate à doença nas residências com a realização de mutirões casa a casa com agentes comunitários de saúde e agentes de controle de zoonoses, além dos arrastões para retirada de inservíveis que são prováveis criadouros do mosquito Aedes.

O secretário municipal de saúde, Dr. Sergio Pacheco, diz que a iniciativa da EPTV é muito importante para fortalecer o trabalho de combate ao Aedes no município. “A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza ações o ano inteiro, para reduzir os casos da doença, mas precisamos da ajuda da população na eliminação dos criadouros. Então convoco todos a entrarem nessa luta para eliminar de vez o Aedes da nossa cidade”, reforça.

Dois trabalhadores de limpeza uniformizados de laranja e amarelo estão removendo um sofá velho de uma rua. Um caminhão de lixo da prefeitura municipal de Piracicaba está estacionado ao fundo. O cenário é uma rua residencial com casas e carros estacionados. A iluminação é natural, com luz do dia.
Os arrastões são uma das formas para se evitar a proliferação dos criadouros do mosquito da dengue

O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, diz que toda ação que visa o combate ao mosquito Aedes aegypti é bem-vinda. “O apoio da população é de extrema importância no controle da dengue, já que o Aedes aegypti é considerado um mosquito intradomiciliar (habita dentro das residências), uma vez que a fêmea precisa do sangue humano para maturação dos ovos e os deposita em qualquer recipiente que possa acumular água. É importante a mudança de comportamentos e atitudes para melhorar o controle do mosquito, fazendo um check-list dentro de casas, eliminando todos os criadouros existentes”, lembrou.

Marcelo Ferri, gerente de relações institucionais da EPTV, diz que a pretensão é que no Dia D seja gerada uma onda de conscientização em toda a região. “De um lado as prefeituras de dezenas de cidades vão colocar os agentes nas ruas para recolher materiais que podem servir de criadouros para o mosquito da dengue e realizar ações de conscientização. De outro, a EPTV e todos os outros veículos de comunicação do Grupo EP realizarão uma chamada geral envolvendo repórteres e apresentadores estimulando as pessoas a verificarem cada canto de suas casas onde o mosquito possa colocar os ovos. A luta é de todos nós, poder público, iniciativa privada e, acima de tudo, a sociedade”, destacou.

DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE): De 01/01 a 21/02 de 2025 – em dados provisórios – foram 2.537 notificações para a dengue com 310 casos positivos, sem óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 6.073 notificações, 2.087 casos confirmados e uma morte. Em 2023, foram 659 notificações, 62 confirmações, sem óbitos.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são utilizar repelente, principalmente em lugares fechados; eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana. Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.