Vista do Terminal Central de Integração.
Pesquisa aponta aprovação geral dos serviços de transporte coletivo na cidade

Em pesquisa de opinião realizada nos dias 15 e 16 de maio de 2024, a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) registrou resultado que aponta aprovação geral do transporte coletivo em Piracicaba. A pesquisa foi encomendada pela pasta e executada por meio de entrevistas nos seis terminais da cidade (Centro, Pauliceia, Piracicamirim, Vila Sônia, Cecap e São Jorge), considerando as respostas de 600 usuários.

A pesquisa questionou aos usuários como é a avaliação do transporte público em Piracicaba e 77,5% responderam que consideram os serviços como ótimo, bom ou regular. Os que responderam ruim ou péssimo somaram 22,5%.

Os ônibus também foram foco da pesquisa, com 61,50% dos usuários classificando os veículos como ótimos ou bons. Outros 28,67% disseram ser regulares; 9,50%, ruim ou péssimo e 0,33% não soube responder.

A avaliação também perguntou aos entrevistados sobre os terminais de ônibus: 78% consideram ótimo ou bom; 18,33% regular; 3,50% ruim ou péssimo; e 0,17% não soube responder.

A amostra representativa de pesquisa foi elaborada por quotas proporcionais em função de variáveis de sexo, idade, escolaridade, religião e setor. A margem de erro máxima estimada é de 4,08%, para mais ou para menos sobre os resultados gerais obtidos, com um intervalo de confiança de 95%.

Dos 600 entrevistados, ficou registrado que ampla maioria utiliza os serviços de transporte público no período da manhã e a semana toda.

O terminal mais utilizado é o Central (TCI), que foi a resposta dada por 32,83% da população integrante do estudo. O da Pauliceia (TPA) é o segundo, com 19,33%, e o terceiro é o do Vila Sônia (TVS), com 18,17%. Na sequência vêm: Cecap (TCE), com 10,67%; São Jorge (TSJ), com 9,50%; e Piracicamirim (TPI), com 9,50%.

OUTROS RESULTADOS – A higiene e a limpeza dos terminais é outro ponto bem avaliado na opinião da população, com 75,66% considerando ótimo ou bom; 20,33% regular; 3,66% ruim ou péssimo; e 0,33% não soube responder.

Também foi bem aprovado o serviço de informações prestado nos terminais. Do total de entrevistas, avaliaram como ótimo ou bom 71,84%; regular, 18,83%; ruim ou péssimo 1,83%, não soube responder, 7,50%.

Foram avaliados ainda a segurança do terminal de ônibus, com 68,34% classificando como bom ou ótimo; a iluminação dos pontos de ônibus, que registrou resposta ótimo ou bom de 42,50%; e a segurança dos pontos de ônibus, com aprovação ótima ou boa de 36,83%.

Por fim, 97% dos entrevistados disseram se sentir seguros com a direção dos motoristas e, de maneira geral, 61,17% classificam como ótima ou boa a empresa TUPi.