A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) realiza nos dias 29 e 30/11, a partir das 8h, os serviços de supressão de três árvores na praça da Boyes, na rua Luiz de Queiroz, Centro. A necessidade da intervenção foi constatada após análise técnica, realizada pela pasta em conjunto com a Engemaia, empresa terceirizada contratada pela Sedema como responsável pelo manejo arbóreo, e a Propark, empresa contratada para realização do Plano Municipal de Arborização Urbana. A supressão tem aval do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Esalq e Ministério Público. Após a supressão, a Sedema planeja revitalizar a praça da Boyes e realizar plantio de árvores de grande porte no espaço
As três árvores são: falsa seringueira (ficus elastica), figueira lira (ficus lirata) e palmeira rabo de peixe (caryota urens). A palmeira e a figueira serão suprimidas na terça-feira, 29/11. A falsa seringueira, na quarta, dia 30/11 – a árvore, que está seca, tem aproximadamente 40 metros de altura.
Por conta das supressões, o trânsito no local terá alterações. Na terça-feira, a rua Luiz de Queiroz ficará com apenas uma faixa disponível; já na quarta, trecho da rua Luiz de Queiroz entre as ruas Regente Feijó e Voluntários de Piracicaba, ficará bloqueado totalmente. A Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semuttran) vai oferecer apoio e organizar o tráfego na região. Os motoristas que puderem devem evitar a via e buscar alternativas.
O resultado dos laudos da análise técnica classificou as três árvores em grau de risco muito alto, resultando em probabilidade iminente de queda. A falsa seringueira e a palmeira apresentam-se desfolhadas, sem brotações e secas em praticamente a totalidade das copas e sem possibilidade de recuperação. Já a figueira lira encontra-se com descascamento, ataque de brocas e severa perda de vitalidade. Supressão tem aval do Comdema, Esalq e MP; árvores estão em situação crítica e oferecem risco à população que frequenta o local
As árvores representam risco para pessoas que circulam pela calçada da rua Luiz de Queiroz e para quem frequenta estabelecimentos comerciais no local. De acordo com o responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana da Sedema, Robson Willians da Costa Silva, a Sedema planeja a criação de um projeto paisagístico na área. “A ideia é restaurar a praça e fazer um plantio de espécies de grande porte similares às que serão suprimidas”, comenta.