A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), lança a campanha Preze pela Vida. A Paz no Trânsito Começa por Você, com o objetivo de conscientizar sobre segurança e educação no trânsito. A campanha terá peças em vários pontos do município, como em ônibus do transporte coletivo e abrigos de ônibus de linhas troncais, nos 22 novos pontos de fiscalização por radares do município (leia abaixo) e nas redes sociais da Prefeitura.
Dados apontam que 99% dos sinistros (acidentes) são causados por imprudência. Nas vias municipais, até setembro deste ano, 31 pessoas morreram vítimas em acidentes de trânsito, sendo que desses, 37% são motociclistas com idade entre 18 a 24 anos do sexo masculino. Os dados fazem parte do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, Infosiga, do Detran-SP, e da Semuttran.
Segundo a Semuttran, Piracicaba possui uma frota de 354.237 veículos para uma população de 423 mil habitantes, além de ser cortada por dez importantes rodovias. Além da grande circulação de veículos do próprio município, Piracicaba é cidade de passagem para tantos outros. Dessa forma, ações como campanhas de conscientização, instalação de equipamentos de fiscalização e demais ações educativas são necessárias para inibir imprudências e evitar acidentes.
“Nosso principal objetivo é só um: diminuir as mortes no trânsito em Piracicaba. As campanhas vêm ao encontro da implantação dos novos equipamentos em pontos identificados pelo Infosiga como recorrentes em sinistros, além da continuidade das operações já praticadas pela pasta, tais como abordagens em blitz e parcerias com o comando da GCM, PM e Polícia Rodoviária”, disse Ricardo Piton, chefe da Divisão de Educação e Segurança no Trânsito.
NOVOS EQUIPAMENTOS DE FISCALIZAÇÃO – Vinte e dois novos radares começaram a ser instalados em Piracicaba na última semana. Nove deles vão fiscalizar velocidade dos veículos, seis deles serão híbridos – fiscalizam avanço de sinal, parada sobre faixa de pedestre e velocidade – e outros sete vão identificar e multar caminhões acima de três eixos que rodam na cidade, em locais proibidos. Além desses 22 pontos, outros 28 equipamentos antigos foram substituídos por novos.
Dessa forma, o município contará com 50 novos equipamentos de fiscalização em 120 faixas de rolamento a partir do dia 09/12, instalados em pontos estratégicos, com o objetivo de garantir a segurança de pedestres e motoristas. Todos eles são capazes de identificar infrações, como circulação de caminhões em locais proibidos, avanço de sinal vermelho, avanço de faixa de pedestre e excesso de velocidade, além de fazer a leitura de placa de veículos envolvidos em situações indicativas de furtos ou bloqueios. Todos os equipamentos são não intrusivos, com sensores aéreos, o que evita cortes no pavimento e ainda facilita a manutenção.
“É importante ressaltar que autuações só ocorrem nos casos de imprudências, somente 14% dos veículos registrados em Piracicaba são autuados por nossos equipamentos eletrônicos, sendo que desses, 30% são reincidentes. Trabalhamos em conjunto com todas as forças de segurança na implantação dos novos equipamentos, inclusive na identificação desses novos pontos, que cercarão uma maior área, para que todos respeitem as leis de trânsito, minimizando conflitos e diminuindo os sinistros, mantendo, assim, a cidade mais segura para todos”, destaca a secretária da Semuttran, Jane Franco.
A secretária ressalta ainda que nesses novos pontos – 21 deles em avenidas e 1 na rua Dom Pedro I – as infrações cometidas no período de 04/11 a 09/12, serão convertidas em advertência. “Isso demonstra ao motorista que ali foi cometida uma imprudência, que poderia ter gerado um multa por infração de trânsito e também a possibilidade de uma ocorrência de acidente. O nosso objetivo não é multar, mas sim educar. Todas as medidas mitigadoras vêm sendo aplicadas pela pasta, e são extremamente necessárias, pois o município não pode permanecer conivente com tal situação”, finaliza.
A lista completa com os radares já existentes e os novos pontos podem ser consultadas no site da Semuttran: piracicaba.sp.gov.br/entidade/secretaria-municipal-de-mobilidade-urbana-transito-e-transportes/ ou no link https://bit.ly/radares-piracicaba.
MAIS NÚMEROS – Em 2015, primeiro ano do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, Infosiga, do Detran-SP, que traz estatísticas do trânsito nos 645 municípios paulistas, as mortes registradas nas vias de Piracicaba (só municipais) foram 48. Em 2016, caiu para 24, chegando a 15 mortes em 2021, o menor índice desde a criação da plataforma, mas voltou a crescer e até agora já são 31 mortes nos 9 primeiros meses de 2024.