Semuttran deu início hoje à operação Volta as Aulas – Justino Lucente
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) iniciou hoje, quarta-feira, 25/01, a operação Volta às Aulas, que prosseguirá até o dia 17/02, em escolas das redes municipal e estadual e em instituições de ensino particulares. Para a escolha das unidades – em torno de 30 – foram levados em conta critérios, como volume de tráfego, por exemplo. As primeiras escolas que receberam a operação foram os Colégios Atlântico e Portal do Engenho. Na terça, 31/01, será a vez de unidades da Rede Municipal receberem a operação, já que retomam as aulas nesse dia.
A operação, com viés educativo, consiste em orientação e fiscalização pelos agentes de operação de trânsito nos períodos de entrada e saída dos escolares, para garantir a segurança e fluidez no trânsito na rua onde fica o acesso às escolas e em todo o entorno da área escolar.
A secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, reforça que o retorno do ano letivo sempre causa certa ansiedade nos pais e alunos e requer novo planejamento, devido a mudança e ajustes nos horários, trânsito mais lento devido ao acúmulo de veículos utilizando as mesmas rotas, além dos veículos de escolares que querem chegar ao mesmo destino. "Por isso é importante que todos estejam atentos, mantendo a gentileza, paciência e acima de tudo compreender que todos estão com o mesmo objetivo: a segurança dos escolares.
A ação conta com o apoio da Guarda Civil e deverá se estender ao longo do ano, porém, nesse primeiro momento de forma mais efetiva para assegurar a travessia e a fluidez no trânsito", ressaltou a secretária.
PONTOS ESTRATÉGICOS – De acordo com Eliezer de Castro e André Mendes, supervisores das equipes de Operação de Trânsito da Semuttran, os agentes estarão em pontos estratégicos garantindo a fluidez do trânsito, fiscalizando estacionamentos irregulares e orientando a travessia de pedestres e alunos.
Castro diz que a principal infração cometida nesse tipo de operação é o estacionamento em fila dupla, que ocasiona congestionamentos e coloca em risco os alunos desembarcados na via pública. "Essa operação tem o propósito educativo, para garantir a segurança não só dos alunos, mas também dos pedestres e motoristas", disse.
Mendes ressalta que nas edições anteriores os resultados foram positivos e a educação no trânsito é uma continuidade e sempre deve ser reforçada e ampliada, fatores para os quais a Semuttran sempre procura estar atenta, pautando suas ações por um trânsito mais seguro e responsável.
Outras informações podem ser solicitadas na Semuttran, no telefone 9 7131-3341, telefone temporário da Central de Trânsito ou pelo sistema 156.